Publicações

Azulejos históricos - case de projeto

E-mail Print
There are no translations available.

capa O Curso de Gestão de Restauro apresenta um case de projeto de conservação de azulejos históricos na cidade do Recife.
Read more...
 

Texto para Discussão - Volume 62

E-mail Print
There are no translations available.

capa_TxT62_1 Lançado o Texto para Discussão, o número 62, da Série II - Gestão de Restauro, da arquiteta Laura Lima de Souza, ex-aluna da 14a edição do Cursos de Gestão de Restauro do CECI. O texto tem como tema: "Plano de Gestão de Restauro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de São Paulo".

O texto é apresentado em prefácio por Jorge Eduardo Lucena Tinoco, arquiteto especialista e atual Diretor Geral do CECI, trata de um tema muito pouco abordado no âmbito da conservação do patrimônio construído – planos de gestão de obras. Segundo Tinoco, a elaboração de planos de gestão de restauro para obras e serviços em edificações de valor cultural ainda é uma novidade. Há mais de dez anos o CECI vem aplicando o Curso de Gestão de Restauro para profissionais das áreas de Arquitetura e Engenharia, sempre exigindo, entre outras atividades, para outorga do certificado de capacitação, a elaboração de um plano de gestão de restauro para uma edificação de valor cultural que será submetida aos procedimentos manutenções ou às intervenções de conservação e restauro.

Continua o especialista, o Plano de Gestão de Restauro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, edificação protegida por lei, localizada no Centro Histórico da Cidade de São Paulo – SP, em boa hora, vem esclarecer aos profissionais especialistas em conservação do patrimônio cultural construído a questão comum de se confundir especificações, cadernos de encargos e planilhas orçamentárias de projetos executivos como documentos suficientes para se garantir a qualidade de uma obra ou serviço. De fato, tais documentos são necessários à modelagem do projeto executivo das intervenções que se pretende empreender. Mas, eles não garantem que as obras e os serviços serão executados com as qualidades indispensáveis a uma edificação com status de bem cultural. A prática tem mostrado que, as indicações e recomendações constantes em editais de licitação, restringido acesso de empresas e profissionais desqualificados, não têm sido suficientes para essa garantia. Aliás, como esperar resultados de satisfatórios de excelência onde não é considerada a modalidade de escolha pela melhor técnica no menor preço durante os certames de contratações de obras?

Leia outros Textos para Discussão

 

A Future for our Past

E-mail Print
There are no translations available.

livro_A_future_for_our_past1Os diretores do CECI (Gestão 2013-2015), Prof. Dr. Tomás de Albuquerque Lapa e Prof. Jorge Eduardo Lucena Tinoco, participam do livro A Future for our Past, recém-lançadopelo International Council of Monuments and Sites - ICOMOS da Áustria.

Read more...
 

antiga Fábrica têxtil da Macaxeira

E-mail Print
There are no translations available.

livro_juliana Em meados de novembro/2015, no evento da Feira Literária Internacional de Olinda - FLIPORTO, foi lançado o livro "Nos Teares da História: entre Fábrica e Escola, uma Restauração", da arquiteta e pesquisadora do CECI, Juliana Barreto.

Read more...
 

Lançamento do livro: A Conservação do Patrimônio no Brasil - Teoria e Prática

E-mail Print
There are no translations available.

capa1O CECI acaba de lançar o livro: A Conservação do Patrimônio no Brasil - Teoria e Prática, resultado do 1o. Seminário da Rede Conservar_BR, ocorrido centro histórico da cidade de Olinda, Pernambuco, entre os dias 12 a 13 de novembro de 2012. O livro foi organizado por Silvio Zancheti, Gabriela Azevedo, Carolina Moura.

Read more...
 

Texto para Discussão - Volume 61

E-mail Print
There are no translations available.

txt61-CAPA Mais um volume do Texto para Discussão, o número 61, da Série II - Gestão de Restauro, do Profa. Dra. Karla Nunes Penna e da Prof. Dra. Elizabeth Taylor. O texto tem como tema: "Benefits of using qualitative ethnographic methodology in the evaluation of preservation training programs performance in developing countries: a case study of the northeast region of brazil".

Read more...
 

Texto para Discussão V. 60

E-mail Print
There are no translations available.

TXT_60-CAPAmO CECI lança mais um Texto para Discussão, o número 60, da Série II - Gestão de Restauro, do arquiteto Pedro Murilo Gonçalves de Freitas e da Prof. Dra. Regina Andrade Tirello. O texto tem como tema:  A SÍNTESE GRÁFICA NO PROCESSO DE PROJETO DE RESTAURAÇÃO ARQUITETÔNICA.

Read more...
 

Diário de Obras

E-mail Print
There are no translations available.

O CECI lança mais uma ficha das Boas Práticas apresentando a técnica tradicional da escaiola. Trata-se de uma invenção feita no século 17 a partir da manipulação do gesso para imitar as mais belas pedras ornamentais..
Essa Ficha Técnica de Boas Práticas da Gestão de Restauro apresenta os procedimentos para a produção da escaiola, revestimento especial usado em paredes e demais componentes artísticos aplicados ou integrados na edificação. O objetivo é desvelar o segredo dessa técnica antiga e sofisticada de imitação das pedras ornamentais como o jaspe com suas nuances de cor e formas.
Visa estimular o “renascimento” da técnica do mármore-estuque ou escaiola junto aos arquitetos, artistas, estucadores e artesãos como uma alternativa na decoração de ambientes da arquitetura contemporânea. No âmbito da conservação do patrimônio cultural construído, fornece aos conservadores a possibilidade de intervenções seguras com base nas técnicas tradicionais da construção.
É possível fazer ressurgir no âmbito da arquitetura contemporânea a utilização do mármore artificial. Algumas razões podem ser elencadas: a possibilidade de acabamento com tipos de mármores raros cujas perfeições tornam impossível ao leigo distinguir ser uma pedra artificial; os preços muito elevados das pedras e mármores raros;  a possibilidade de a escaiola ser moldada em qualquer forma, algumas impossíveis para as pedras verdadeiras; o custo acessível a grande maioria dos apreciadores de designer e revestimentos em mármore.
Boas práticas!
Jorge Eduardo Lucena Tinoco, arquiteto
diario_obrasMais uma ficha das Boas Práticas é lançada pelo CECI. O Diário de Obras ou Livro de Ocorrências.
.
Read more...
 

Attributes Of Modern Architecture And Conservation Action

E-mail Print
There are no translations available.

txt59The CECI launches another Texts for Discussion Series managed restoration - vol.59

Read more...
 
  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  6 
  •  7 
  •  8 
  •  9 
  •  Next 
  •  End 
  • »
Page 1 of 9

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Publicações