Laboratório de Conservação do Patrimônio Construído - Multiusuário

E-mail Print
There are no translations available.

O Laboratório de Conservação do Patrimônio Construído - Multiusuário é uma unidade do CECI que dá suporte às linhas de pesquisas, aos estudos e às comunidades técnicas na área da conservação do patrimônio cultural construído.

O Laboratório tem as seguintes unidades integradas: a Biblioteca, a Oficina de Mosaicos e Ladrilhos Hidráulicos, a Oficina de Azulejos Tradicionais, a Oficina de Maquetes Eletrônicas, a Oficina de Modelos Reduzidos e o Curso Gestão de Restauro.

Os mais avançados processos de conservação de edificações de valor cultural, recomendados por organizações nacionais e internacionais de proteção, exigem que as intervenções de obras e serviços de restauro tenham condutas científicas. Os procedimentos devem se respaldar em estudos e pesquisas sobre a natureza dos materiais, o conhecimento das técnicas e dos sistemas construtivos. Também requerem que, as ações corretivas nos danos e perdas nessas edificações sejam precedidas de pesquisas que identifiquem as causas e as origens das patologias. Neste sentido, as cidades históricas mais afastadas da Região Metropolitana, principalmente as do Sertão, não têm acesso aos serviços especializados que garantam intervenções sustentáveis sobre o ponto vista da manutenção da integridade e autenticidade do patrimônio.

Por outro lado, todas as recomendações internacionais de proteção ao patrimônio cultural construído preconizam que as investigações sejam realizadas pelo método indireto, não invasivo ou minimamente destrutivo. Essa questão é colocada inclusive sob o ponto de vista da Ética pela responsabilidade de se garantir para o futuro as possibilidades de melhor compreensão sobre o objeto da investigação – o conhecimento deve ser construído e não requer a destruição do objeto.

O LCP-M tem por objetivo dar suporte científico aos profissionais e instituições públicas e privadas no âmbito dos estudos e pesquisas na área da conservação do patrimônio cultural construído. Está projetado para a realização de prospecções, investigações, estudos e análises dentro do princípio da garantia da integridade do bem cultural e da manutenção da sua autenticidade.  Os recursos materiais e metodológicos estão formatados para a aplicação de procedimentos não invasivos e minimamente destrutivos.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Pesquisa LCP-M