II encontro Luso-Brasileiro de Conservação-Restauração

E-mail Print
There are no translations available.

logo_IIELBCORO CECI participou do Segundo Encontro Luso-Brasileiro de Conservação-Restauração que se realizou na cidade de São João Del Rey, em Minas Gerais, no período de 1 a 4 de agosto/2013.

 

 

O Encontro de especialistas portugueses e brasileiros é uma realização da Universidade Católica do Porto, através do Departamento de Arte, Conservação e Restauro da Escola das Artes, idealizado pelo Professor Catedrático Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e Sousa.

 

O primeiro encontro realizou-se na cidade do Porto (PT) em setembro/2011 e foi um sucesso, reunindo instituições, investigadores e especialistas portugueses e brasileiros.

O Segundo Encontro teve por objetivo fomentar a partilha de experiências e práticas entre profissionais e instituições de conservação e restauro, estreitando relações entre instituições de língua portuguesa e promovendo um fórum contínuo de discussões e intercâmbio. A equipe de organização no Brasil ficou a cargo da Escola de Belas Artes da UFMG, tendo a frente os professores Yacy-Ara Froner e Luiz Antônio Cruz Souza.

O CECI fez-se representar com o professor Jorge Eduardo Lucena Tinoco que apresentou a comunicação Restauração de Azulejos, Mosaico e Ladrilhos – Cases de Gestão de Restauro.

IIELBCOR_1 tinoco
Fig. 01 -Plenária no auditório do Teatro do Campus Santo Antônio, da Universidade Federal de São João del-Rei Fig. 02 - Professor Jorge Eduardo Lucena Tinoco apresentando a comunicação sobre as experiências do Curso de Gestão de Restauro do CECI
IIELBCOR_2 jantar
Fig. 03 -  Mesa de encerramento do Encontro, formada pelos professores Gonçalo Sousa, Yacy-Ara Froner e Luiz Antônio Souza Fig. 04 -  Jantar de confraternização na cidade de Tiradentes (MG). No primeiro plano: Jorge Tinoco e Pérside Omena; na sequência: Samara Soares  e Rui Vieira; Luiz Antônio Sousa e Gonçalo Souza (de costas)

Na ocasião do encerramento, o Professor Gonçalo Sousa anunciou que o Terceiro Encontro Luso-Brasileiro de Conservação-Restauração ocorrerá na cidade de Évora em Portugal no ano de 2015.

As atas do Primeiro Encontro estão disponíveis AQUI. Os cadernos de resumos e atas do Segundo Encontro estão disponíveis AQUI.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Notícias II encontro Luso-Brasileiro de Conservação-Restauração