Novo livro sobre financiamento da regeneração urbana

E-mail Print
There are no translations available.

E-book Financiamento da Regeneração de Áreas Urbanas Patrimoniais na América LatinaO Ceci lancou o seu primeiro e-book. Trata-se do livro Financiamento da Regeneração de Áreas Urbanas Patrimoniais na América Latina escrito pelo professor Silvio Mendes Zancheti, diretor geral da instituição. Esse trabalho originou-se do ensaio apresentado no concurso de professor titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco em 2010.

O livro Financiamento da Regeneração de Áreas Urbanas Patrimoniais na América Latina, do professor Silvio Mendes Zancheti, apresenta um quadro sistemático do processo de financiamento da regeneração de áreas urbanas patrimoniais (centros históricos e outros tipos de áreas) na América Latina no período 1990 – 2005.

Foram selecionadas informações específicas sobre financiamento e aspectos relevantes da gestão de seis estudos casos de projetos de regeneração das seguintes cidades: Buenos Aires, Argentina; Santiago,Chile; Quito, Equador; Bogotá, Colômbia; México,México e Havana, Cuba. Todas as áreas dos projetos foram visitadas pelo autor.

O texto esta organizado em quatro capítulos e uma conclusão.

O primeiro capítulo apresenta uma revisão da teoria econômica sobre o financiamento do desenvolvimento urbano. São analisadas as contribuições da teoria tradicional e do desenvolvimento local e uma análise da contribuição dessas duas vertentes para o caso do financiamento da revitalização urbana. Também, apresenta uma identificação dos principais instrumentos de financiamento utilizados pelos setores público e privado em projetos de regeneração, especialmente nos Estados Unidos da América e no Reino Unido. Por fim, trata do comportamento dos agentes públicos e privados em parceria para financiar os projetos de regeneração.
O segundo capítulo traça um panorama do financiamento da revitalização de centros históricos latino-americanos desde o ano de 1990. Para isso, colocada uma interpretação dos projetos de revitalização urbana como novos projetos de desenvolvimento urbano. Foi feita um levantamento panorâmicos dos instrumentos de financiamento para a regeneração disponíveis na região. Nessa parte incluiu-se,também o caso brasileiro.

O terceiro capítulo relata algumas experiênciasmais significativas de financiamento da gestão de projetos de regeneração de centros históricos latino-americanos e especifica alguns instrumentos utilizados na região. Os estudos apresentam, também, uma breve descrição dos impactos dos projetos na dinâmica das suas cidades.

O quarto capítulo compara as informações mais relevantes sobre o financiamento da regeneração dos estudos de caso, dando ênfase no tipo de instituição de gestão, nos atores/parceiros envolvidos e nos instrumentos de financiamento utilizados.

As conclusões procuram relacionar o processo de financiamento analisado nos estudos de caso com a teoria presentada no primeiro capítulo.

 

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Notícias Novo livro sobre financiamento da regeneração urbana