Workshop internacional: “Gerenciamento de riscos do clima de interiores - rumo à conservação sustentável do patrimônio cultural mútuo”, Olinda-PE, 20-25 de março de 2011

E-mail Print
There are no translations available.

icn_logoOrganizado no âmbito do programa Patrimônio Cultural Mútuo do governo holandês e em parceria com o CECI e o Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, o workshop enfocará a tomada de decisões baseadas em riscos e valores visando a otimizar a gestão das condições climáticas de interiores em instituições patrimoniais (museus, casas-museu, arquivos, bibliotecas, igrejas, etc.), considerando a vulnerabilidade e as necessidades dos acervos, assim como os requisitos e oportunidades oferecidas pelo edifício, tendo a sustentabilidade como principal princípio orientador.

A estrutura e o conteúdo do workshop baseiam-se nas Diretrizes para o clima de interiores em museus recentemente publicadas pelo Instituto Holandês do Patrimônio Cultural.

O workshop é dirigido a profissionais que lidam diretamente com a gestão de coleções e/ou edifícios patrimoniais, incluindo conservadores, curadores, arquitetos, engenheiros, administradores prediais, cientistas, etc. Os participantes serão selecionados entre candidatos dos 8 países contemplados pelo programa Patrimônio Cultural Mútuo: África do Sul, Brasil, Gana, Índia, Indonésia, Rússia, Sri Lanka e Suriname. Os candidatos deverão ter um mínimo de 3 anos de experiência profissional e, preferencialmente, um papel ativo na disseminação de conhecimentos em seu país. Um máximo de 2 participantes por país serão selecionados.

Idioma do workshop: inglês

Equipe de professores: especialistas do Instituto Holandês do Patrimônio Cultural (Instituut Collectie Nederland), Agência Nacional Holandesa do Patrimônio Cultural (Rijksdienst voor het Cultureel Erfgoed), Universidade Federal de Pernambuco e profissionais associados.

Formulário de inscrição disponível em: http://www.icn.nl/actueel/agenda/climate-risks-olinda.

Data limite para recebimento do formulário de inscrição: 30 de novembro de 2010.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Notícias Workshop internacional: “Gerenciamento de riscos do clima de interiores - rumo à conservação sustentável do patrimônio cultural mútuo”, Olinda-PE, 20-25 de março de 2011