Basílica Penha 2a etapa da restauração

E-mail Print
There are no translations available.

O CECI, junto com a Província de Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil – PRONEB, retomam as obras de conservação integrada da Basílica da Penha nesta 2ª feira (16/março/2009), iniciando a segunda etapa dos trabalhos. A primeira etapa foi concluída em setembro de 2008, sendo acompanhada pelos interessados através do nosso website www.ceci-br.org/obras .

A Basílica na paisagem urbana do Recife, vista dos arrecifes

Esta etapa dos serviços conta com o apoio financeiro do BNDES, da OI Futuro e de doações dos devotos da Virgem da Penha. O custo global é da ordem de R$ 2.660 mil, estando dividido em 24 meses ou oito fases de trabalho.

A imagem da Virgem encontra-se a 42,00m de altura, no topo da cúpula

Os serviços na cúpula serão iniciados de imediato, pois a gravidade do estado de conservação da estrutura e da imagem da santa exige ações rápidas. Também será objeto de intervenção de restauro da modenaturas aplicadas e integradas da fachada Oeste (Rua das Calçadas), devido à precária estabilidade dos ornatos.

 

Devido a uma pintura realizada com tinta a base de PVA e à intensa ação do aerosol marinho, o revestimento de cobre da imagem encontra-se muito deteriorado, inclusive com partes em estado quebradiço muito frágil.

Foram realizadas prospeções e exames para se identificar os materiais e técnicas construtivas da imagem. Gilmar Crisóstomo, restaurador e professor do CECI realizando as investigações.

A imagem de Nossa Senhora da Penha no topo da cúpula da Basílica mede 4,50m de altura e foi executada na técnica da madeira entalhada, revestida com cobre (repuxado e cinzelado), pintura monocromática. Um varão central no eixo da imagem da Virgem fixa-a na base do cupolim. Vista do topo da coroa da Virgem.

O pescador e o crocodilo fazem parte da simbologia do orago da Basílica. Na imagem nota-se a cada espessa de tinta PVA recobrindo a pintura original.

Precariedade da fixação das costelas da cambota da cúpula no anel de pedra (mármore róseo - Itália). Numa data passada, houve uma intervenção que amarrou provisoriamente a estrutura (tubos de cobre) com cabos de cobre.

A equipe do CECI será coordenada pela engenheira Narriman Arruda e Silva, com a responsabilidade técnica do especialista, arquiteto Jorge E. L. Tinoco. A coordenação do projeto pela PRONEB está a cargo da Sra. Telma Liege Souza Lobo. Os trabalhos poderão ser acompanhados pelos interessado através da nossa Sala de Aulas no www.ceci.educacao.biz

EXECUÇÃO:

 

APOIO:

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Notícias Basílica Penha 2a etapa da restauração