Biblioteca do CECI

E-mail Print
There are no translations available.

O CECI adquiriu treze volumes da coleção da Biblioteca de Instrução Profissional - BIP, editados pelas Livrarias Aillaud e Bertrand a partir de 1904, todos em bom estado de conservação.

Trata-se de uma coleção de livros raros que versam sobre as técnicas tradicionais da construção civil, da metalurgia e afins, cuja parte dos conhecimentos nela contidos são do século XIX, importantes para os estudos e pesquisas desenvolvidas pelo CECI e aplicados nos cursos Gestão de Restauro e MARC/AL.

Capa do volume Edificações, 6a edição, da Biblioteca de Instrução Profissional - BIP, de João Emilio dos Santos Segurado -Lisboa, s/data.

São os seguintes os títulos que passam a compor a Biblioteca do CECI:

Edificações, de João Emilio dos Santos Segurado, 5ª edição, Lisboa, s/data e 6ª edição, s/data, revisada e ampliada. Trata-se de “uma introdução geral ao estudo das construções civis, apresentando os princípios de arquitetura indispensáveis a todos os construtores, bem como as regras a seguir para a confecção de um projeto de edifício”. A 5ª edição refere-se ao período da Arquitetura Eclética e Neocolonial, e a 6ª edição traz a Arquitetura Moderna.

 

BIP_3_optimized BIP_4_optimized

Páginas 170 e 171, da 5a edição de Edificações da BIP (obs: Para ver numa maior resolução clique na imagem)

Páginas 194 e 195, da 6a edição de Edificações da BIP (obs: Para ver numa maior resolução clique na imagem)

A leitura desses manuais levanta um véu de suspeição interessante, qual seja, a de se procurar saber o quanto tais livros com modelos de fachadas e plantas da BIP ou outros influenciaram arquitetos e engenheiros na produção da arquitetura brasileira do início do século XX, tanto nas obras modernistas como nas neocoloniais.

Vocabulário de Termos Técnicos em Português, Frances e Inglês, de Raul Boaventura Real, Lisboa, s/data. Reúne um vasto número de vocábulos em português e seus correspondentes nas línguas francesa e inglesa, muito útil na atualidade nas pesquisas em meio eletrônico (Internet).

Alvenaria e Cantaria, de João Emilio dos Santos Segurado, 4ª edição, Lisboa, s/data. Trata de um compêndio prático sobre os trabalhos com as pedras artificiais e naturais na construção civil. O livro destinou-se tanto ao canteiro que aparelha a pedra, como ao pedreiro que constrói paredes e assenta as cantarias, e ao construtor que superintende em todas as obras de edificações.

Trabalhos de Carpintaria Civil, de João Emilio dos Santos Segurado, 5ª edição, Lisboa, s/data e 6ª edição, s/data, revisada e ampliada. Seguiu-se a mesma fórmula do livro de Alvenaria e Cantaria, abordando amplamente o estudo e a prática do emprego da madeira na construção civil.

Cimento Armado, de João Emilio dos Santos Segurado, 2ª edição, Lisboa, s/data. Veio suprir a grande demanda de informações sobre como construir em do concreto armado – técnica então denominada cimento armado. Como os demais livros da coleção, é bem ilustrado, trazendo tabelas e cálculos para a prática do ofício.

Terraplanagens e Alicerces, s/autor, 3ª edição, Lisboa, s/data. As 1ª e 2ª edições esgotaram-se rapidamente pelo valor e raridade de informações e bibliografia sobre o assunto. Trata das operações preliminares que precedem a construção de um edifício propriamente dito, desde as terraplanagens ou movimentações de terra, que sejam escavações, quer aterros, até às fundações de diversos sistemas, em harmonia com a natureza do solo.

Acabamentos das Construções – Estuques, Pinturas, etc., de João Emilio dos Santos Segurado, 2ª edição, Lisboa, s/data. O livro complementa, amplia e detalha as informações apresentadas no livro da mesma coleção Edificações. Detalha a execução dos diversos tipos de coberturas, mostra o modus facient das conclusões das superfícies horizontais (pisos e forros) e verticais (paredes e arremates) interiores e exteriores, ou seja, seus revestimentos por meio de rebocos, estuques, pinturas, douraduras, azulejos, etc..

Trabalhos de Serralharia civil, de João Emilio dos Santos Segurado, 3ª edição, Lisboa, s/data. O volume traz o estudo das estruturas de ferro destinadas aos esqueletos das paredes, vigamentos dos sobrados, das armações dos telhados, das escadas, dos diversos processos de ligação dos ferros entre si, assim como das ferramentas empregadas na serralharia civil. Como os demais volumes da coleção sempre com muitas ilustrações e cálculos.

Elementos de Metalurgia, de João Emilio dos Santos Segurado, 2ª edição, Lisboa, s/data. Traz o estudo sobre os processos de extração dos metais dos seus minérios. Está dividido em três partes: na primeira parte estuda das propriedades dos metais e combustíveis, e das operações e aparelhos metalúrgicos; a segunda parte descreve o fabrico do ferro e do aço; e na última parte estuda os principais metais – cobre, chumbo, zinco, estanho, mercúrio... E o preciosos como o ouro, a prata, platina, alem dos metais secundários e as ligas.

Fundidor, s/autor, 4ª edição, Lisboa, s/data. É um manual do oficio da fundição. Trata-se de um guia sobre os componentes do ferro, sua dosagem e efeitos; processos diversos de fusão de metais; preparação e combinação de areias e argilas para fundição; vazamento de ferro, suas regras e precauções; e outras informações práticas da especialidade do ofício. Esse livro complementa o conteúdo do volume sobre Elementos de Metalurgia.

Manual do Electricista, s/autor, 5ª edição, Lisboa, s/data. O livro começa com a advertência que ele não aborda todos os assuntos com que o operário eletricista deveria ter no primeiro quartel do século XX. Isto porque o desenvolvimento dos estudos sobre a eletricidade e a industrialização dos componentes das instalações foi tão intenso que mal um livro acabava de sair do prelo e mais uma enorme gama de informações já havia evoluído, aumentando a cada dia sua complexidade.

O CECI, devido a sua missão de desenvolver um ambiente cultural e científico que promova a conservação de bens culturais, abriga uma rica biblioteca instalada em sua sede, que reúne referências nacionais e internacionais voltadas para a temática do patrimônio histórico e cultural. Além de livros, manuais, manuscritos, atlas e guias, o acervo do CECI também é constituído por centenas de monografias resultantes dos cursos oferecidos pela Entidade, bem como pelas suas próprias publicações de livros, revistas e textos para discussão.

Em 2008, a Biblioteca do CECI recebeu um significativo incremento na aquisição de novos títulos, quer por doações dos associados e de instituições públicas, quer pela decisão do Conselho de Administração de reverter a receita das anuidades à compra de livros.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Notícias Biblioteca do CECI