Visita do World Monuments Fund - WMF

E-mail Print
There are no translations available.

A diretora da área de projetos do World Monuments Fund - WMF, Norma Barbacci, visitou no dia 12/nov/2007 o Conjunto Franciscano de Olinda na companhia Sílvio Zancheti, Fernando Diniz e Jorge Tinoco, membros do Conselho de Administração e da Direção Geral CECI. Estava também presente a arquiteta Franciza Toledo, especialista em conservação.

 

Norma Barbacci (WMF), Franciza Toledo (Conservare), Fernando diniz (CECI), Sílvio Zancheti (CECI), Armando Sales (OT) e Jorge Tinoco (CECI)

A representante do WMF veio trazer os recursos financeiros do programa Robert W. Wilson Challenge to Conserve our Heritage continuidade das ações desse organismo internacional de proteção aos monumentos em riscos no mundo iniciadas em 2005 com a elaboração do Plano Diretor do Conjunto Franciscano. A Prefeitura Municipal de Olinda participa da parceria WMF / CECI com contrapartida necessária, oriunda da aplicação dos recursos financeiros no Programa Monumenta.

O Plano Diretor de Conservação do Conjunto Franciscano de Olinda estabeleceu como uma das diretrizes emergenciais a substituição do sistema de alimentação e distribuição da rede elétrica da Ordem Terceira, bem como a eliminação de gambiarras em diversos ambientes do conjunto. Como diretriz de conservação propôs a restauração dos elementos artísticos integrados da sacristia e das capelas de São Roque e dos Noviços também da Ordem Terceira.

O objetivo principal do projeto é garantir a preservação do Conjunto Franciscano de Olinda pela manutenção dos seus principais valores de significância: históricos, artísticos e paisagísticos.
Visa o restabelecimento a segurança física do conjunto, livrando-o dos riscos de sinistros por incêndio, bem como a preservação dos elementos artísticos integrados através de intervenções de restauro conservativo.

 

Capela de São Roque

Ordem Terceira do Conjunto Franciscano de Olinda

A cidade de Olinda é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade ¬ UNESCO/1981. A Ordem Terceira de São Francisco é uma instituição que precisa utilizar o seu patrimônio como fonte de renda para garantir as suas atividades sociais assistenciais. Essa renda pode ser ampliada com a cobrança pela visitação e pela utilização dos ambientes artisticamente valiosos por atividades sociais da comunidade. A associação com o WMF, dentro do Wilson Challenge Program, com a Prefeitura de Olinda e o CECI, representa um importante passo para a implementação do Plano Diretor do Conjunto. É também uma maneira de demonstrar à comunidade Olindense a conjugação de esforços institucionais para garantir a preservação do patrimônio cultural e a sua utilização sustentável.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Notícias Visita do World Monuments Fund - WMF