Lançamento dos Textos para Discussão

E-mail Print
There are no translations available.

O CECI fez o lançamento das séries Textos para Discussão e do Selo Comemorativo dos 10 anos de criação da Entidade. A solenidade realizou-se no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - SECTMA do Governo do Estado, no bairro do Recife.

Diversas autoridades prestigiaram o encontro, entre elas o prefeito da cidade do Recife (em exercício), Exmo. Sr. Luciano Siqueira, a prefeita da cidade de Olinda, Exma. Sra. Luciana Santos, o coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFPE/MDU, Prof. Dr. Tomás Lapa, o presidente do Conselho de Administração do CECI, Prof. Dr. Sílvio Zancheti, o Diretor do Patrimônio Histórico da FUNDARPE, prof. Fernando Guerra, a secretária de Patrimônio, Ciência, Cultura e Turismo de Olinda (Sepacctur).

Nas falas das autoridades, ambos os prefeitos destacaram a ligação de carinho e admiração para com o CECI, da importância desta Entidade para produção de conhecimento técnico-científico na área da conservação do patrimônio cultural. O Prof. Tomás Lapa lembrou a indissociável ligação do CECI com a UFPE/MDU, pois a Entidade foi idealizada e fundada no âmbito da Academia.

Sílvio Zancheti explicou que o objetivo das séries Textos para Discussão é a divulgação da produção intelectual do CECI, de forma sistemática, dos trabalhos desenvolvidos pelas comunidade de Gestão da Conservação Urbana, Gestão do Restauro e da Identificação do Patrimônio Cultural.

Os trabalhos foram encaminhados pelo Diretor Geral, arquiteto Jorge Tinoco, que lembrou que o CECI foi idealizado por um grupo de professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE – Sílvio Mendes Zancheti, Geraldo Marinho e Vera Milet – em agosto de 1995, quando da realização do 1º Seminário Internacional “Intervenções e  Estratégias para Áreas Históricas”. Que, em 02 janeiro de 1997, o CECI iniciou suas atividades como uma unidade dependente do  Departamento de Arquitetura e Urbanismo do UFPE. Suas primeiras atividades foram: a criação de uma página na Internet e a realização do  1º Curso de Especialização do Integrated Territorial and Urban Conservation no Brasil – ITUC/BR.  Daquele momento em diante, juntaram-se aos idealizadores, os professores: Norma Lacerda, Fernando Diniz, Fátima Furtado, Luis de La Mora, Ana Rita Carneiro, Virgínia Pontual e Tomás Lapa, que permanecem até hoje na Entidade. Todos os idealizadores e fundadores foram agraciados com uma placa de homenagem em reconhecimento aos esforços para a conservação do patrimônio cultural e para o fortalecimento contínuo do CECI.

Composição da mesa da solenidade: ao centro,Diretor Geral do CECI, à esquerda prefeitos do Recife e Olinda, à direita, Presidente do Conselho de Administração do CECI e o Coordenador do MDU/UFPE

Autoridades, idealizadores, fundadores e amigos do CECI pretigiaram a solenidade

Sílvio Zancheti expos sobre os objetivos e pocedimentos de acesso às séries dos Textos para Discussão

Da esquerda para direita: Prof. Vera Milet, Prefeito (em exercício) Luciano Siqueira, Prof. Jorge Tinoco, Prefeita Luciana Santos, Profs. Dr. Sílvio Zancheti, Dr. Tomás Lapa, Dr. Virgínia Pontual, Dr. Fernando Diniz

Prof. Vera Milet recebendo a homenagem das mãos da Diretora Renata Cabral

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Notícias Lançamento dos Textos para Discussão