Estudos do entorno da Igreja de São João dos Militares – Olinda-PE

E-mail Print
There are no translations available.

O CECI está desenvolvendo uma pesquisa, sob coordenação da  professora, Vera Milet na área do entorno da Igreja de São João dos Militares.

Essa pesquisa tem dois objetivos:

1 - identificação do processo de ocupação territorial do entorno da igreja
2 - identificação das relações existentes entre a população circundante e o bem cultural.

Os estudos resultam de um voluntariado das arquitetas Anna Caroline Braga, Fabiana Gameiro e Vanessa Maschio estudantes do Mestrado de Desenvolvimento Urbano da UFPE, com área de concentração em Conservação Integrada Urbana e Territorial.

O estudo do processo de ocupação territorial do Largo da Igreja de São João dos Militares tem como metodologia a consulta à documentação textual e iconográfica. A documentação iconográfica utiliza os registros cartográficos do período entre os séculos 16 ao 20, gravuras, pinturas e fotografias. Todo o material esta sendo catalogado, analisado e avaliado sendo que, em breve, será disponibilizado para consulta na Biblioteca Virtual neste site.

Quanto à população circundante, o bem cultural, os usos e os costumes do entorno de São João, a pesquisa visa identificar a relação da comunidade com a igreja. O universo pesquisado é a comunidade do entorno imediato com delimitação física definida pela rua de São João, Largo do Amparo, e Rua do Guadalupe  As informações estão sendo coletadas através dos seguintes procedimentos:

     . Observação direta, onde são levantados usos e apropriações do lugar: uso do adro da igreja, localização das sedes de blocos e agremiações carnavalescas mais próximas, e de bens imateriais inerentes ao entorno da Igreja.

     . Identificação dos usuários da igreja e dos membros da irmandade de Bom Jesus dos Martírios.

     . Identificação dos moradores mais antigos que mantêm tradição cultural e afetiva com o lugar. Aplicação de questionários, visando compreender as relações estabelecidas entre a população e o bem e revelar os significados atribuídos pelos moradores ao bem.

     . Registro, por meio da história oral, das festividades e procissões, e de outras manifestações sócio-culturais que se confundem com as histórias da Igreja de São João.

As imagens abaixo registram as entrevistas feitas coma população e parte dos dados coletados:

Fabiana entrevistando D. Creuza Maria da Conceição Marques

Anotações  feitas por de D. Corsina (73 anos no local) com datas de obras realizadas em São João dos Militares. 

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Notícias Estudos do entorno da Igreja de São João dos Militares – Olinda-PE