Visita à Igarassu - PE

E-mail Print
There are no translations available.

Os alunos do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, visitaram o Conjunto Franciscano e a Igreja dos Santos Cosme e Damião, em Igarassu - PE.

A visita foi realizada com a orientação e instrução do arqueólogo Ulysses Pernambucano de Mello Neto, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE, que apresentou uma retrospectiva dos trabalhos de restauração realizados na década de 1985-1995. A partir de 1996, a igreja foi objeto de serviços de restauração nos elementos artísticos integrados e aplicados em madeira, tais como: talhas dos retábulos, tribunas, forros, painéis da pinacoteca e imagens sacras, a partir de um convênio com a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva de Portugal e a Xavier de Sallas da Espanha, conjuntamente com o Laborart da Fundaj.

Igreja de Santo Antônio do Convento Franciscano foi fundado em 1588. Em 1722 foi reconstruído as obras de acréscimo e de ornamentação duraram até fins do século XVIII. Atualmente sua aparência remonta aos meados do século XVIII. As intervenções de recuperação do convento e da Igreja de Santo Antonio foram realizadas simultaneamente com as prospecções e pesquisas histórico-arqueológicas da edificação por Ulysses e equipe técnica da Fundarpe. O projeto inicial de restauração do Conjunto Franciscano foi da arquiteta Maria das Graças Albuquerque Melo.

A visita à Igreja dos Santos Cosme e Damião e ao Museu de Igarassu foi orientada pelo arquiteto prof. Jorge Tinoco, que ressaltou as intervenções ocorridas na igreja desde as primeiras horas do antigo SPHAN. No museu foi possível avaliar os recentes trabalhos de restauro dos revestimentos da fachada (escaiola), bem como as recuperação da cobertura.

FOTOGRAFIAS:

Ulysses Pernambucano explicando as intervenções realizadas na nave da Igreja de Santo Antonio, mostrando suas opiniões sobre as questões de iluminação dos espaços arquitetônicos barrocos. Em primeiro plano, o prof. Dr. Roberto de Araújo da FAU/UFPE.

Explicação sobre os elementos construtivos do antigo convento franciscano do último quartel do século  XVI.

Pinacoteca do antigo Convento, onde estão expostos, entre outros, quatro belíssimos painéis que retratam as cidades de Goiana, Itamaracá, Igarassu, Olinda e Recife no século XVIII.

Ulysses mostrando os vestígios do beiral de tríplice telha (beira, sebeira e bica) do primitivo convento, resultado dos seus trabalhos de prospecções arqueológicas na edificação(1).

Igreja dos Santos Cosme e Damião em dois momentos: atualmente e ...

antes das restaurações da década de 1950 pelo antigo SPHAN. Sobre as intervenções realizadas, é necessário nos reportar aos critérios de restauro vigentes naquelas "primeiras horas" do Serviço do Patrimônio Nacional, isto é, ter o cuidado de analisá-las à luz da época.

(1) Sobre os trabalhos de pesquisas e prospecções arqueólogicas do Conjunto Franciscano de Igarassu, ver trabalho do arqueólogo Ulysses Pernambucano na Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, número 58 - 1985

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Notícias Visita à Igarassu - PE