Norma para gestão da conservação

E-mail Print
There are no translations available.

No dia cinco desse mês foi defendida e aprovada mais uma Dissertação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano - MDU da UFPE.

A aluna Mariana Gusmão, com o trabalho intitulado "Proposta de Norma Certificável para Gestão da Conservação de Sítios Históricos", foi argüida pelo seu Orientador, o Prof. Dr. Sílvio Zancheti, e pelos examinadores Prof. Dr. Luis de la Mora, também do MDU, e pela Professora Drª. Denise Dumke de Medeiros, do Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção.
 
Como diz o título, a Dissertação trata da Elaboração de uma Proposta de Norma que é específica para a gestão de sítios históricos, ela foi baseada nas Normas ISO, no "Modelo CECI" e nas Cartas Patrimoniais.

O trabalho contou com uma parte dedicada à análise dos conceitos "Qualidade" e "Conservação", bem como à construção do conceito de Qualidade para a gestão da Conservação de sítios históricos, outra parte relativa à elaboração da Proposta de Norma, e uma última que traz a aplicação da Proposta de Norma nos sistemas de gestão dos sítios históricos de Olinda e do Bairro do Recife.
 
Os resultados dessa aplicação enriqueceram a versão final da Proposta de Norma, a qual possui três partes, a primeira chamada "Termos e Definições" objetivou limitar a variedade de interpretações dos termos que permearam a Proposta de Norma buscando facilitar a convivência entre os dois campos de conhecimento que a fundamentaram, a segunda parte traz os "Requisitos de Qualidade para Planos de Gestão da Conservação", organizados segundo as etapas de elaboração de um Plano de Gestão dessa natureza. Os Planos de Gestão são documentos cuja elaboração é bastante importante, pois materializam os instrumentos de gestão que integram um Sistema de Gestão da Conservação. E uma terceira parte que traz os "Requisitos de Qualidade para os Procedimentos de Gestão da Conservação" que, de uma certa forma, é um aprofundamento dos requisitos da etapa anterior na medida em que contém as atividades de gestão que permeiam todas as etapas de elaboração de um Plano de Gestão.

A dissertação está disponível para consulta na biblioteca do CECI. Em alguns meses estará, também, disponível para dowload no banco de teses da UFPE (www.virtus.ufpe.br)
 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Notícias Norma para gestão da conservação