Edital de Chamada 12a. Edição - 2012

E-mail Imprimir

Curso de Gestão e Prática de Obras de
Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural
Gestão de Restauro

Edital de Chamada

12ª edição/2012

 

O Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI convida os interessados em participar da sétima edição do curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural – Gestão de Restauro, realizarem suas inscrições conforme orientações a seguir.

O curso de Gestão de Restauro é uma iniciativa pioneira no treinamento semi-presencial de profissionais para a manutenção, conservação e restauro do patrimônio construído. É o resultado da experiência de onze edições desenvolvidas pelo CECI, juntamente com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. O Curso é realizado por meio da tecnologia de EAD/Ensinar/Virtus-UFPE (Ensino à Distância), através de videoconferências e aulas presenciais em módulos específicos.

Tem por objetivo a capacitação de profissionais para a gestão de obras e serviços do patrimônio construído, formando um quadro técnico capaz de realizar ações gerenciamento, execução e fiscalização de obras e serviços de manutenção, conservação e restauro. Para o mercado de trabalho, a grade atual dos cursos de formação, e da grande maioria dos cursos de especialização, não capacita arquitetos, engenheiros e técnicos para suprir as exigências de gerenciamento e de fiscalização na área da conservação do patrimônio construído. O curso Gestão de Restauro tem por meta dotar o mercado de profissionais com excelência de informações quanto às técnicas tradicionais de construção e os roteiros de procedimentos da prática, direção, execução e fiscalização de obras e serviços de manutenção, conservação e restauro.

O curso resgatou desde sua primeira edição um procedimento de transmissão de conhecimentos semelhante ao que se produzia no passado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O contato direto com profissionais de larga experiência em canteiro de obras e com os mestres-de-ofício e artífices assegurava o processo de transmissão de conhecimento aos mais jovens e inexperientes. Esse tipo de formação ainda é eficaz, pois o saber-fazer é forjado pelo exercício com instrutores e práticos experientes e com a assistência teórica de acadêmicos. Didaticamente, isso assegura a rápida maturação das capacidades de aprendizado pela interação entre aluno, mestres e instrutores.

O Gestão de Restauro/CECI agregou a partir da edição do ano de 2007 mais possibilidades aos alunos do curso de participar ativamente no mercado de trabalho da conservação do patrimônio construído. Trata-se da inclusão na Grade das Disciplinas do tema geração de negócios e renda - empreendedorismo, a ser desenvolvido durante o curso e no período de produção do trabalho final (Plano de Gestão e Negócio). Com o auxilio de especialistas, os alunos serão conduzidos a construir cenários de ações de trabalho com base na elaboração de um Plano de Conservação Integrada para sua edificação objeto de estudo no curso. Esta visão avançada no campo da especialização profissional tem o propósito estratégico de atender tanto a necessidade de mercado, sob o aspecto do domínio técnico e das habilidades interpessoais, quanto às demandas atuais de negócios da sociedade.

NOVIDADE:

Nesta edição de 2012, o Curso de Gestão de Restauro oferece a oportunidade de o aluno aprofundar-se num dos ofícios ou técnicas de conservação e restauro a sua livre escolha. Trata-se de uma opção complementar à grade normal do curso cujo objetivo é potencializar as habilidades teóricas e práticas do aluno em técnicas específicas de intervenção de conservação e restauro nas áreas dos ofícios tradicionais da cantaria, metais ferrosos e não ferrosos, azulejos históricos, ladrilhos e mosaicos, estuque e finto-mármore , esculturas de madeira, pintura artística. Leiam as instruções a seguir referentes às disciplinas optativas.

DISPOSIÇÕES

1. O curso regular promoverá as seguintes atividades:

a) Embasamento teórico e prático para gestão de obras e serviços de manutenção, conservação e restauro do patrimônio construído;
b) Análise das edificações selecionadas pelos alunos – objetos de estudos;
c) Elaboração do Plano de Gestão e Negócio de uma obra ou serviço de manutenção conservação e restauro, bem com do Plano de Conservação Integrada para a edificação objeto de estudo;
d) Elaboração do Manual Prático de Manutenção, Conservação e Restauro de Edificações de Valor Cultural.
e) Experimentos e práticas em canteiro de obras durante o mês de novembro/2012, dentro dos ofícios tradicionais da construção, a escolha do aluno: cantaria, estuque, alvenaria, pintura, metais, forja, carpintaria ou marcenaria, concreto armado.
f) Viagem de estudos.

2. O Curso é composto de aulas teóricas, práticas e debates assim distribuídos com a seguinte carga horária de 390 horas:

Aulas teóricas/experimentos = 124 horas + debates 56 horas = 180horas
Aulas práticas/viagens estudos = 180 horas + viagem de estudo = 180horas
Orientações e acompanhamento do Plano ou artigo = 30 horas
Total 390 horas

3. O curso é oferecido em módulos. Cada módulo encerra um conhecimento sobre um assunto específico dentro do quadro da capacitação do aluno para a gestão e a prática de obras de conservação e restauro. São os seguintes os módulos oferecidos:

PROGRAMA DO CURSO

MÓDULO I - Gestão de obras e serviços
Teoria da Restauração I e II
Habilidades do Gestor I, II, III e IV
Gestão de Negócios I, II
Empreendedorismo
Organização e Administração de Canteiros de Obras de Conservação e Restauro I e II
Planilhas de Orçamento

MÓDULO II – Teoria e experimentos dos Sistemas Construtivos
Técnicas Construtivas Luso-Brasileiras I, II, III, IV e V
Ofício da Cantaria I, II, III e IV
Ofício da Alvenaria I, II e III
Ofício do Estuque I, II, III e IV
Ofício da Carpintaria e Marcenaria I, II e III
Ofício do Metais, Forja e Fundição I, II e III
Ofício da Pintura I e II
Concreto Armado I e II

MÓDULO III – Prática dos Ofícios Tradicionais
Prática de Manutenção, Conservação e Restauro em Canteiro de Obras
Viagem de Estudos

MÓDULO IV – Plano de Gestão/Negócio e Plano de Conservação Integrada
Produção dos planos de Gestão/Negócio e de Conservação Integrada da edificação objeto de estudo

4. Os módulos I, II e IV correspondem à parte do curso à distância (EAD), totalizando uma carga horária de 210 horas. Nestes módulos são realizadas aulas e orientações à distância, onde o aluno pode acessar no dia e hora que melhor lhe convier, bem como aulas presenciais à distância em tempo real (videoconferências) com data e hora marcadas na Sala de Aulas Virtual do CECI (www.ceci.educacao.biz).

5. O módulo III refere-se à parte presencial regular do curso. A carga horária é de 180 horas num canteiro de obras numa cidade histórica de Pernambuco, num regime de 8 horas diárias, de 2ª à 6ª feira, durante o mês de novembro/2012.

6. O desempenho do aluno será aferido pelas seguintes avaliações:

Atividades / Peso
a) Freqüência mínima de 75% às aulas à distância 1
b) Freqüência mínima de 90% às aulas práticas 2
c) Elaboração dos planos de Gestão/Negócio e Conservação Integrada da edificação objeto de estudo 3
d) Elaboração do Manual Prático de Manutenção, Conservação e Restauro de Edificações de Valor Cultural 2
e) Prática de intervenções em um dos ofícios tradicionais da construção: cantaria, estuque, alvenaria, pintura, metais, forja, carpintaria ou marcenaria, concreto armado 2

7. Duas certificações são oferecidas ao aluno participante, a depender da sua avaliação no curso regular:

1. O Certificado de Participação para aquele que cumprir as cargas horárias mínimas exigidas.
2. O Certificado de Capacitação em Gestão e Prática de obras de Conservação e Restauro para aquele que, completar com sucesso as cargas horárias mínimas e obtiver média sete (7) na avaliação geral das atividades regulares do Curso.

MÓDULO V - Disciplinas optativas

8. No período de fevereiro a junho de 2013 serão oferecidas aos alunos exclusivamente ao alunos deste curso a oportunidade de aprofundarem-se num dos ofícios ou técnicas de conservação e restauro a sua livre escolha. Trata-se da opção de se acrescentar conhecimento das grades dos módulos II e III curso, somando mais 90 horas ao curso, totalizando ao final 480 horas. As disciplinas optativas visam potencializar as habilidades teóricas e práticas do aluno em técnicas específicas de intervenção de conservação e restauro. São as seguintes as áreas dos ofícios tradicionais da cantaria, metais ferrosos e não ferrosos, azulejos históricos, ladrilhos e mosaicos, estuque e finto-mármore , esculturas de madeira, pintura artística. As disciplinas serão aplicadas a distância (EaD) e presencialmente, a livre escolha do aluno interessado ao custo de R$ 600,00 por disciplina optativa.

Calendário das disciplinas optativas de técnicas e práticas de intervenção de conservação e restauro em:

a) cantarias - fevereiro/2013;

b)metais ferrosos e não ferrosos - março/2013;

c) azulejos históricos - abril/2013;

d) ladrilhos e mosaicos - abril/2013;

e) estuque e finto-mármore - maio/2013;

f) esculturas de madeira - junho/2013;

g) pintura artística - junho/2013

9. O Curso Gestão de Restauro/2012 oferece 30 vagas, preenchidas por ordem de classificação, priorizados os profissionais ligados a instituições públicas ou empresas atuantes na área, seguidos dos profissionais autônomos com trabalhos realizados na área, e estudantes formandos dos cursos de Arquitetura e Engenharia. Faça aqui sua pré-inscrição online

10. As aulas à distância serão ministradas na Sala de Aula Virtual do CECI no seu website: www.ceci.educacao.biz , da comunidade Gestão de Restauro, acessível ao aluno em qualquer país e a qualquer hora do dia ou da noite.
As aulas presenciais práticas (Módulo III) serão ministradas numa cidade de Pernambuco (Brasil) com a presença do aluno em canteiro de obras no mês de novembro/2012. As disciplinas optativas serão oferecidas na Sala de Aula virtual do CECI e presencialmente na cidade de Olinda (PE).

INSCRIÇÃO - DOCUMENTAÇÃO

11. Devido o número limitado de participantes (30 vagas), o candidato ao curso deverá entregar a seguinte documentação para seleção:

a. Currículo contendo as informações sobre os dados pessoais e profissionais;
b. Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição no valor de R$ 150,00 depositado na conta do CECI – Banco Itaú S/A, agência 0874, conta corrente nº 47.705-2, enviando o comprovante do pagamento por e-mail ou fax (81- 3429.1754);
c. Uma edificação de valor cultural, escolhida pelo candidato, que corresponderá ao contexto do aluno no curso (objeto de estudo - OE). Essa documentação deve ter a identificação da edificação, acompanhada de histórico, documentação fotográfica e gráfica (plantas, cortes e fachadas). O OE deverá ser produzido no formato A4, encadernado, e enviado para o endereço:

CECI – Gestão de Restauro
Rua Sete de Setembro, 80 Carmo
Olinda PE
Brasil
CEP 53.020-130

A classificação na seleção atenderá aos seguintes requisitos:

i. Profissionais ligados a instituições públicas ou empresas atuantes na área;
ii. Profissionais autônomos com trabalhos realizados na área;
iii. Profissionais sem experiência na área.

12. O valor do investimento do aluno no curso é de R$ 4.950,00 pagos em 10 (dez) parcelas iguais e sucessivas de R$ 495,00 nos meses de fevereiro a novembro/2012.

Para inscrever-se no curso o candidato deve ser pagar o valor de R$ 150,00 para a taxa de inscrição e reserva de matrícula. Os candidatos que não se matricularem não serão reembolsados desse valor;
b. No ato da matrícula deve ser pago o valor de R$ 500,00;
c. 10 parcelas de R$ 495,00 (fev/2012 à nov/2012)

DATAS:

Matrículas: 1/dezembro/2011 a 10/janeiro/2012
Início das aulas a distância: 01/fevereiro/2012
Aulas presencias: 01 a 30/novembro/2012
Plano de Gestão e Manual Prático: 30/dezembro/2012 a 31/julho/2013

IMPORTANTE: Será firmado com o aluno um Termo de Adesão de modo a garantir sua plena participação no curso. 

(clique no link acima para baixar o termo) .


13. Para a efetivação da matrícula, o interessado deverá firmar o Termo de Adesão às condições de prestação de serviços do CECI na execução do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural.
Para tanto, o interessado deve ler o Termo de Adesão atentamente, dirimindo quaisquer dúvidas junto a Coordenação do Curso antes de assiná-lo pelo endereço Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou telefones do CECI fones-fax +55 xx 81 3429-1754 ou 3439-3445

Veja turmas e notícias das edições anteriores nos links a seguir: turma 6a edição ; viagem de estudos Salvador/Cachoeira-BA ; viagem de estudos Alagoas/Sergipe ; visitas orientadas; aulas presenciais; videoconferências (aulas presenciais à distância)

 


Veja aqui as respostas às perguntas mais freqüentes dos interessados

Parceiros do CECI:

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Treinamento Cursos Cursos de Restauro