Notícias

6a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos

E-mail Imprimir
JULHO, mês de férias. aproveite a oportunidade para participar da 4a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos na sua sede em Olinda, Pernambuco. Poucas vagas! Read More
Aproveite um fim de semana de estudos e práticas na arte centenária de produção de ladrilhos hidráulicos. Venha saber sobre a história das técnicas de produção e como foi "inventado" o ladrilho; aprenda a idealizar desenhos e formas, pois não é tão fácil como se pensa; saiba quais as  propriedades dos materiais e equipamentos, seus usos e aplicações; venha aprender sobre as técnicas de produção. Serão demonstrados os fatores e mecanismos de desgastes das pedras e dos pisos, assim como os métodos de manutenção, conservação e restauro.
Valor do Investimento: R$ 300,00*
CARGA HORÁRIA: 12 horas/aula
DATA da 4a OFICINA: 22, 23 e 24 /julho/2016
HORÁRIO: sexta-feira das 13h às 17h; sábado das 8h às 17h com intervalo para o almoço; domingo para quem desejar fazer um tapete.
INFORMAÇÕES: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefone: (81) 99922-6633 (direto da oficina)
OBS.: No valor está incluído os materiais teórico, de intervenções de conservação e restauro e de produção de uma pedra de ladrilho (modelo existente).
* As produções de um desenho/modelo próprio, idealizado pelo participante, assim como a confecção de um “tapete” com um metro quadro (25 pedras), terão valores contratados a parte.
Caso você venha de outro estado, há diversas hospedarias, pousadas e hotéis no centro histórico da cidade. A mais próxima é a Casa da Chica com preço bem acessível e com boas avaliações pela(o)s aluna(o)s do Curso de Gestão de Restauro.
Preencha a Ficha de Inscrição e envie-nos logo, pois são apenas 20 vagas.
cartaz_6anova_datab JANEIRO, mês de férias. aproveite a oportunidade para participar da 6a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos na sede em Olinda, Pernambuco.   Poucas vagas!  Uma realização do CECI Educação

 

Leia mais...
 

Carta Veneza 50 anos depois

E-mail Imprimir
50 anos após a promulgação da Carta de Veneza, o Instituto Nacional de Antropologia e História – INAH (México), lança um livro sobre que reúne reflexões em torno dos 50 anos desse documento. Los nuevos paradigmas de la conservación del patrimonio cultural traz textos de quinze especialistas.
Desde a sua emissão no ano de 1964, a Carta de Veneza tem chamado a atenção de todas as gerações de teóricos da conservação, legisladores, acadêmicos e profissionais de todo o mundo em busca de orientação, inspiração e validação nos seus esforços em proteger o patrimônio cultural construído. Sua importância tem sido estudada, interpretada, explicada e testada nesse meio século num mundo sob constante evolução.
O cinquentenário da Carta foi celebrado em Florença, na Itália, no ano passado (novembro, 2014) pelo ICOMOS.
cartaVeneza50anos-150 anos após a promulgação da Carta de Veneza, o Instituto Nacional de Antropologia e História – INAH (México), lança um livro sobre esse passado que reúne reflexões em torno dos 50 anos do documento. Los nuevos paradigmas de la conservación del patrimonio cultural traz textos de quinze especialistas.
Leia mais...
 

Viagem de Estudos

E-mail Imprimir

cartazsiteO Curso Gestão de Restauro lança a sua primeira viagem de estudos internacional. Após 14 edições de viagens pelas cidades históricas brasileiras, Portugal será o primeiro país a ser vistado.

Leia mais...
 

Acervo Arquitetônico Saturnino de Brito

E-mail Imprimir

Em cerimônia realizada aos 27 de março de 2010, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, foi oficializada a conclusão, e entrega dos produtos, do Projeto de digitalização do acervo iconográfico de Saturnino de Brito, na cidade do Recife. Esse projeto, intitulado “Acervo Arquitetônico Saturnino de Brito: memória da arquitetura pré-moderna no Brasil”, foi patrocinado pela Petrobrás Petróleo Brasileiro S.A, através do Edital Petrobrás Cultural. Esse trabalho teve a coordenação do Prof. Maurício Rocha de Carvalho, e realizou-se em parceria entre o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI, a Universidade Federal de Pernambuco, através do Laboratório da Imagem de Arquitetura e Urbanismo (LIAU) e  a Companhia de Saneamento do Recife (COMPESA).

Leia mais...
 

Conservar - 3ª Oficina Técnica

E-mail Imprimir

Membros do Projeto “Conservar: Olinda Boas Práticas no Casario” realizam a 3ª. Oficina Técnica.

Leia mais...
 

Lançamento "Paraíso & Martírios"

E-mail Imprimir

No dia 14 de agosto de 2009, Rosane Piccolo Loretto, membro do Conselho Administrativo e Científico do CECI, lançou o livro “Paraíso & Martírios: Histórias de Destruição de Artefatos Urbanos e Arquitetônicos no Recife” no auditório Vicente Machado, da Editora Universitária da UFPE.

Leia mais...
 

Lançamento "Cidade, Território e Urbanismo"

E-mail Imprimir

 

No último dia 10 de agosto, Virgínia Pontual, presidente do Conselho de Administração do CECI, e Rosane Piccolo Loretto, membro do Conselho Administrativo e Científico do CECI, lançaram o livro Cidade, Território e Urbanismo: um campo conceitual em construção.
Leia mais...
 

Oficina Técnica

E-mail Imprimir

Membros do Projeto “Conservar: Olinda Boas Práticas no Casario” realizam a 2ª. Oficina Técnica.

Leia mais...
 

São João dos Militares - Solenidade

E-mail Imprimir
A solenidade de abertura dos trabalhos do PROJETO DE RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE SÃO JOÃO DOS MILITARES transcorreu num clima de otimismo e confraternização entre as entidades parceiras e a comunidade da cidade de Olinda.
Leia mais...
 

Comunidade Gestão de Restauro

E-mail Imprimir

O CECI desenvolve várias atividades na área da Gestão do Restauro, tais como:  o Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, em nível de capacitação; o ITUC/AL - Curso Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América - Latina;  pesquisas e desenvolvimento de teorias, métodos e instrumentos de manutenção, conservação e restauro do patrimônio construído;  prestação de serviços à comunidade.

Mantém um acervo significativo sobre a técnicas tradicionais luso-brasileiras:


TÉCNICAS TRADICIONAIS LUSO-BRASILEIRAS
Estudos sobre os processos técnicos para conservação do patrimônio construído

Apoio
Sistema de Incentivo a Cultura de Pernambuco

Leia mais...
   

Gestão de Restauro [Lista dos Selecionados]

E-mail Imprimir

Curso de Gestão e Prática de Obras e Serviços de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultrual

Leia mais...
 

Alerta de riscos nos monumentos históricos

E-mail Imprimir

Os alunos da 6ª edição do curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural – Gestão de Restauro, realizado pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI, constataram que a grande maioria dos monumentos restaurados nas principais cidades históricas do NE do Brasil (J. Pessoa, Recife, Olinda – PE; Mal. Deodoro e Penedo – AL; São Cristóvão e Laranjeiras – SE; Cachoeira e Salvador – BA) encontram-se sob grande risco de perda rápida e total em caso de sinistro por incêndio.

Leia mais...
 

Plano de Conservação da Basílica da Penha

E-mail Imprimir

No momento do encerramento das festividades da padroeira Nossa Senhora da Penha e no dia da benção de São Felix (sexta-feira, 1°/set), o arquiteto Jorge Eduardo Tinoco, Diretor Geral do CECI, passou às mãos do administrador paroquial, Frei João Batista da Paz, o Plano de Conservação da Basílica da Penha com o Dossiê de Tombamento como patrimônio cultural construído, em níveis federal e estadual.

Leia mais...
 

Técnicas construtivas tradicionais luso-brasileiras

E-mail Imprimir

A Comissão Deliberativa do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA divulgou o resultado da análise e julgamento dos projetos culturais de 2006, anunciando a aprovação do projeto do CECI de Divulgação das Técnicas Construtivas Tradicionais Luso-brasileiras.

Leia mais...
 

Igreja São João dos Militares - Olinda/PE

E-mail Imprimir

Restauração da Igreja de São João dos Militares de Olinda

O CECI concluiu o projeto de restauração da Igreja de São João dos Militares de Olinda objeto do convênio celebrado com a Fundação Maria Nobrega e a Prefeitura Municipal de Olinda, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através do Sistema de Incentivo à Cultura/FUNCULTURA.

Leia mais...
 

Telhados Tradicionais - Comunicação e Alerta

E-mail Imprimir

O professor Jorge Eduardo L. Tinoco, responsável pelo Curso de Gestão de Restauro do CECI fez uma comunicação sobre a perda do conhecimento das técnicas antigas na restauração dos telhados tradicionais de origem luso-brasileira.

Leia mais...
 

Lista dos candidatos selecionados para a 6a edição do Curso de Gestão de Restauro

E-mail Imprimir

Visita ao Conjunto Franciscano de Olinda - PE

A 6ª Edição do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural – 2006 está sendo realizada no período entre 01 de fevereiro à 30 de dezembro de 2006 com uma carga horária total de 360 horas, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pró-Reitoria de Extensão – ProExt, Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Artes e Comunicação. Conta com a participação de alunos dos estados do Amazonas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal, Goias, Minas Gerais, Rio de Janeiro,  São Paulo e Paraná.

Leia mais...
 

Confraternização Alunos da 5a edição

E-mail Imprimir
Os alunos da 5a edição do Curso de Gestão de Restauro reuniram-se na sexta-feira, dia 2 de dezembro, com os associados dirigentes do CECI, num momento de confraternização de conclusão do curso e festa de fim de ano.
Leia mais...
 

2a Edição do Curso Teoria e Prática

E-mail Imprimir

O CECI realizará a partir do próximo dia 07 de novembro a 2a. Edição do CURSO DE TEORIA E PRÁTICA DO PROJETO DE RESTAURAÇÃO que, dessa vez, terá como objeto de estudo e intervenção os achados arqueológicos de parte do conjunto arquitetônico do século XVII reconhecidos como Baluarte da Porta da Terra, no Bairro do Recife.

Leia mais...
 

Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação

E-mail Imprimir

Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural Gestão de Restauro/2006

Leia mais...
 
Página 1 de 3

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Restauro Notícias