Manual Prático

E-mail Imprimir

MANUAL PRÁTICO DE MANUTENÇÃO, CONSERVAÇÃO E RESTAURO EM EDIFICAÇÕES DE VALOR CULTURAL.

O manual é composto de duas partes. A primeira é um manuscrito, elaborado pelos próprios alunos sobre os materiais, as técnicas, os sistemas e os procedimentos técnicos transmitidos pelos professores e instrutores.

Os elementos, detalhes construtivos e soluções técnicas são registrados no Manual através do desenho a mão-livre de observação. Todas informações sobre as intervenções de manutenção, conservação e restauro, análises e procedimentos são anotadas de próprio punho pelo aluno num processo gestáltico de associação. Este trabalho resulta num caderno original e de grande valor, pois é pessoal e único do aluno-autor.

A segunda parte, trata-se de uma ampla e detalhada planilha eletrônica de preços de insumos e serviços de manutenção, conservação e restauro do patrimônio cultural edificado, bem como dos elementos artísticos aplicados e integrados. São listados na planilha inúmeros serviços, acompanhados de especificações, recomendações técnicas e desenhos, elaborado pelo próprio aluno durante o curso.

O Manual completo configura-se uma poderosa ferramenta de gestão de obras e serviços de manutenção, conservação e restauro que permite ao profissional o acompanhamento sistemático através de registros no diário de obras, nos documentos administrativos, no cadastro de fornecedores, além de permitir a elaboração de cronogramas físico-financeiros.

 

Exemplo de registros de procedimentos no Manual Prático

Exemplo de registro de técnicas no Manual

As informações e registros no Manual são particulares e pessoais do aluno autor

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Restauro Manual Prático Manual Prático