Argamassa raspada (Cirex, simili-granito)

E-mail Imprimir

simili_granitosoledadewebA CECI lança mais um volume de Boas Práticas da Gestão do Restauro. A edição no 2 apresenta as boas práticas para a produção de argamassa-raspada ou, como era denominada no passado, simili-granito, pedra fingida ou Cirex. Veja em Publicações, Boas Práticas.

O objetivo é resgatar a prática de argamassas tradicionais de alta performance e de motivar os profissionais de arquitetura e engenharia em utilizá-las nos revestimentos de paredes externas. Por suas características de resistência, impermeabilidade e longevidade esse tipo de acabamento pode ser considerado como uma conduta inteligente e sustentável.

Esta Ficha Técnica de Boas Práticas da Gestão de Restauro apresenta os procedimentos para a produção de argamassa-raspada ou, como era denominada no passado, simili-granito, pedra fingida ou cirex.

walfrido_antunes_reboco_web1 walfrido_antunes_reboco_web2
Fig. 01 - Edifício walfrido Antunes, na esquina da Rua Riachuelo com a Rua Gervásio Pires, no bairro da Boa Vista, em Recife (PE), construído no início da década de 1960. Até hoje não recebeu qualquer pintura ou passou por manutenções periódicas. Fonte: Jorge Tinoco, 2013. Fig. 02 - Detalhe do revestimento em argamassa similli-granito do Edifício walfrido Antunes. Fonte: Jorge Tinoco, 2013.
matriz_soledade_reboco_web3 malacacheta_reboco_web5
Fig. 03 -Igreja da Soledade , na esquina da Rua da Soledade com a Avenida Oliveira Lima, no bairro da Boa Vista, em Recife (PE), cujos revestimentos externos remontam à década de 1940. Até hoje não recebeu qualquer pintura ou passou por manutenções periódicas. Fonte: Jorge Tinoco, 2013. Fig. 04 - Detalhe do revestimento em argamassa similli-granito da Igreja da Soledade. Observam-se o pó de pedra de granito e as micas (malacachetas) Fonte: Jorge Tinoco, 2013.
mica_malacacheta_web6 Fig. 05 - Amostra de malacacheta referência 20/40, mais apropriada para esse tipo de reboco. Fonte: Jorge Tinoco, 2013.
 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Publicações Boas Práticas Argamassa raspada (Cirex, simili-granito)