Texto para Discussão - Volume 62

E-mail Imprimir
capa_TxT62_1 Lançado o Texto para Discussão, o número 62, da Série II - Gestão de Restauro, da arquiteta Laura Lima de Souza, ex-aluna da 14a edição do Cursos de Gestão de Restauro do CECI. O texto tem como tema: "Plano de Gestão de Restauro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de São Paulo".

O texto é apresentado em prefácio por Jorge Eduardo Lucena Tinoco, arquiteto especialista e atual Diretor Geral do CECI, trata de um tema muito pouco abordado no âmbito da conservação do patrimônio construído – planos de gestão de obras. Segundo Tinoco, a elaboração de planos de gestão de restauro para obras e serviços em edificações de valor cultural ainda é uma novidade. Há mais de dez anos o CECI vem aplicando o Curso de Gestão de Restauro para profissionais das áreas de Arquitetura e Engenharia, sempre exigindo, entre outras atividades, para outorga do certificado de capacitação, a elaboração de um plano de gestão de restauro para uma edificação de valor cultural que será submetida aos procedimentos manutenções ou às intervenções de conservação e restauro.

Continua o especialista, o Plano de Gestão de Restauro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, edificação protegida por lei, localizada no Centro Histórico da Cidade de São Paulo – SP, em boa hora, vem esclarecer aos profissionais especialistas em conservação do patrimônio cultural construído a questão comum de se confundir especificações, cadernos de encargos e planilhas orçamentárias de projetos executivos como documentos suficientes para se garantir a qualidade de uma obra ou serviço. De fato, tais documentos são necessários à modelagem do projeto executivo das intervenções que se pretende empreender. Mas, eles não garantem que as obras e os serviços serão executados com as qualidades indispensáveis a uma edificação com status de bem cultural. A prática tem mostrado que, as indicações e recomendações constantes em editais de licitação, restringido acesso de empresas e profissionais desqualificados, não têm sido suficientes para essa garantia. Aliás, como esperar resultados de satisfatórios de excelência onde não é considerada a modalidade de escolha pela melhor técnica no menor preço durante os certames de contratações de obras?

Leia outros Textos para Discussão

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Publicações Textos para Discussão Texto para Discussão - Volume 62