Curso de Conservação e restauração em Olinda

E-mail Imprimir

 

maquete_beiralceciaTranscorreu a primeira semana das aulas presenciais da 15ª Edição do Curso de Gestão de Restauro no canteiro didático do CECI no Alto da Sé, em Olinda, numa parceria com a FUNDARPE/MASPE e UFPE/CAC/DAU.

Alunos e alunas vindos desde o Acre ao Rio Grande do Sul, num total de 32 participantes foram e estarão sendo submetidos em tempo integral às práticas dos ofícios das técnicas tradicionais na conservação do patrimônio cultural construído.

A 15ª edição do Curso Nesta edição focaliza a necessidade de os projetos e as obras de conservação e restauro das edificações de valor cultural garantirem a integridade material dos componentes construtivos assim como os seus aspectos de autenticidade. Os trabalhos de conservação exigem que as intervenções sejam realizadas levando em consideração as boas práticas da gestão de restauro. No momento em que estão já foram iniciadas dezenas de obras pelo Brasil, através do PAC-Cidades Históricas, e uma centena de projetos estão em processo de análise em Brasília, esse é o momento adequado para se estudar a permanência dos valores de significância cultural das edificações.

canteiro_diadatico3a

Canteiro didático do Curso de Gestão de Restauro no Alto da Sé, Olinda, Pernambuco - Brasil.

O programa do curso está configurado para a difusão das boas práticas da conservação. O objetivo é capacitar os profissionais para as mudanças de paradigmas nas ações de preservação do patrimônio cultural construído. As condutas que privilegiam a restauração em detrimento da conservação devem ser revisadas. Observa-se que os projetos não contemplam especificações e encargos que possibilitem os procedimentos das práticas de manutenções periódicas preditivas e preventivas. Por outro lado, a maioria das intervenções de requalificações e adaptações retiram dos imóveis antigos indicadores importantes da significância cultural que justificaram sua proteção. O resultado final das obras e serviços tem-se traduzido numa cenarização do antigo, onde a conduta do “velhinho em folha” prevalece.

Dinamicas_49a curso_restaurao_14a
Área externa do canteiro-didático em dinâmicas/apresentações Área interna do canteiro-didático em dinâmicas/apresentações
curso_restaurao_1a curso_restaurao_2a
Instrutor de cantaria, Hamilton Martins, auxiliado pelo mestre cantéo Josenildo Sinfrônio, explicando as técnicas de cantemaneto de superfícies planas.
Participantes executando uma superfície plana numa pedra calcária para eleaboração de ornato.
curso_restaurao_3 curso_restaurao_3a
O.V.O (Obeservação Visual Organizada) das patologias nas cantarias do claustro do Convento Franciscano de Olinda (Pernambuco, Brasil) F.I.D (Ficha de Identificação de Danos) dos componentes construtivos  em cantaria com patologias
curso_restaurao_4e curso_restaurao_4d
Danos no supedâneo do cruzeiro do adro do Convento Franciscano de Olinda, em pedra calcária, causados pelas atividades do sincretismo religioso na cidade. Exame das intervenções realizadas no cruzeiro da Sé de Olinda. Em edições passadas foram observadas as situações antes e durante.
curso_restaurao_24a
curso_restaurao_4b
Kit de limpeza de cantaria para prática de testes progressivos em pedras lioz.
Químico Antonio Alves Junior explicando os procedimentos e resultados físico-químicos dos testes de limpezas progressivas em rochas carbonáticas, no caso, pedra lioz.
curso_restaurao_4c curso_restaurao_5
Kit para testes de enxertos com materiais de bases minerais e sintéticos
Kit para testes de próteses com materiais de bases minerais e sintéticos

APOIO:

logos_fundarpe1 logo_maspe1 logo_ufpe1

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Curso de Conservação e restauração em Olinda