Projeto Funcultura - BALTAR

E-mail Imprimir
Em 1998, um acervo com cerca de 2000 volumes – entre livros, periódicos e cadernos em diversos idiomas – foi doado à Biblioteca Joaquim Cardozo, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Dezesseis anos depois, este site é resultado da pesquisa “Antônio Bezerra Baltar: o acervo de um urbanista de vanguarda em Pernambuco” aprovada pelo Edital Funcultura 2012/2013, que dispõe ao público a riqueza da biblioteca deste profissional.
antonio_bezerra_baltarEm 1998, um acervo com cerca de 2000 volumes – entre livros, periódicos e cadernos– pertencente ao engenheiro Antônio Bezerra Baltar, foi doado à Biblioteca Joaquim Cardozo, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Dezesseis anos depois, o CECI lança um site sobre esse conjunto, resultado da pesquisa “Antônio Bezerra Baltar: o acervo de um urbanista de vanguarda em Pernambuco” aprovada pelo Edital Funcultura 2012/2013.
O lançamento ocorrerá no próximo dia 3 de junho de 2014, às 19h, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, e contará com os depoimentos de Cláudio Luiz Dubeaux Neve, Clementina D'Ambrosis e Domingos Teodoro de Azevedo Netto. Neve foi orador da turma da Escola de Engenharia de Pernambuco, de 1964, da qual Baltar foi paraninfo e D’Ambrosis e Azevedo Netto foram companheiros de Baltar na equipe do Pe. Lebret (SAGMACS), na década de 1950.

O acervo é composto por cerca de 2000 livros, periódicos e cadernos em diversos idiomas e campos disciplinares, entre os quais destacam-se: Arquitetura, Urbanismo, Sociologia, Economia, Estatística, Engenharia, Geografia, etc. A diversidade de exemplares desta biblioteca reflete a trajetória profissional múltipla deste engenheiro e urbanista, autor de obras relevantes como  ‘Diretrizes para um plano regional do Recife’.

Equipe: Renata Cabral (Coordenação), Juliana Melo (Coordenação e pesquisa), Virgínia Pontual (Consultoria), Isabella Trindade (Consultoria), Sally Barbosa (Catalogação), Caio Neves (Sistema), Bruno Fernandes, Jonh Sandoval e Pedro Lima (Estagiários)

Fomento: Funcultura, Fundarpe, Governo do Estado

Produção Cultural: CECI; Apoio: UFPE
.
convite_baltar
 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Projeto Funcultura - BALTAR