6° Seminário Internacional sobre Conservação Urbana

E-mail Imprimir

6o. SeminárioEntre os dias 29 e 31 de março de 2011 foi realizado o 6° Seminário Internacional sobre Conservação Urbana, na Fundação Joaquim Nabuco, Cidade do Recife – Pernambuco – Brasil. O evento que foi organizado pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci), sob a coordenação de Silvio Mendes Zancheti, em cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (MDU/UFPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of the Cultural Property (Iccrom) e Oficina Regional de Cultura para América Latina e o Caribe da Unesco, teve como tema a medição do desempenho da conservação patrimonial.

Artigos relacionados ao uso de indicadores de estado de conservação de bens patrimoniais, tecnologias e métodos de monitoramento de sítios históricos, instrumentos de preservação da paisagem cultural, identificação e avaliação da significância cultural do patrimônio construído e natural foram apresentados e debatidos em um fórum que contou com especialistas de mais de 10 países. O conjunto de trabalhos selecionados para o seminário integrará um livro eletrônico que será publicado ainda esse ano pelo Ceci em parceria com o Iccrom.

Além disso, o 6° Seminário Internacional sobre Conservação Urbana contou com as palestras de Valerie Magar (Instituto Nacional de Arqueologia e História | México), Marcelo Magadan (Magadan y Associados | Argentina), Ana Carmen Jara Casco (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional | Brasil), Jeremy Wells (Consultor independente | Estados Unidos da América), Christian Ost (ICHEC Brussels Management School | Bélgica), Katriina Simila (International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of the Cultural Property | Finlândia), Heleny Porfiriou (CNR | Itália), Ilde Rizzo (CNR | Itália) e Leonardo Castriota (Universidade Federal de Minas Gerais | Brasil).

A programação completa está disponível no link abaixo:

O seminário foi realizado com o suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Katriina Simila (Iccrom), Silvio Mendes Zancheti (Ceci/MDU), Fernando Diniz (Ceci/MDU), Ângela Sousa (MDU) na mesa de enceramento do seminário. Março/2011. Participantes do o 6o. Seminário Internacional sobre Conservação Urbana no auditório Benício Dias da Fundação Joaquim Nabuco. Março/ 2011.
Katriina Simila (Iccrom), Silvio Mendes Zancheti (Ceci/MDU), Fernando Diniz (Ceci/MDU), Ângela Sousa (MDU) na mesa de enceramento do seminário. Março/011. Participantes do o 6o. Seminário Internacional sobre Conservação Urbana no auditório Benício Dias da Fundação Joaquim Nabuco. Março/ 2011.
Christian Ost proferindo a palestra Spatial Analysis in Heritage Economics. Março/ 2011. Marcelo Magadan e Silvio Mendes Zancheti na mesa de discussão do primeiro dia do evento. Março/ 2011.
Christian Ost proferindo a palestra Spatial Analysis in Heritage Economics. Março/ 2011. Marcelo Magadan e Silvio Mendes Zancheti na mesa de discussão do primeiro dia do evento. Março/ 2011.
Heleni Porfyriou proferindo a palestra Preserving Places. Monitoring mass tourism in historic centres. Março/ 2011.
Heleni Porfyriou proferindo a palestra Preserving Places. Monitoring mass tourism in historic centres. Março/ 2011.
 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias 6° Seminário Internacional sobre Conservação Urbana