Gerenciamento de riscos do clima de interiores - rumo à conservação sustentável do patrimônio cultural mútuo

E-mail Imprimir

icn logoTiveram início hoje as atividades do Workshop internacional Gerenciamento de riscos do clima de interiores - rumo à conservação sustentável do patrimônio cultural mútuo, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura da Holanda e pelo CECI. Organizado no âmbito do programa Patrimônio Cultural Mútuo do governo holandês o workshop está enfocando a tomada de decisões baseadas em riscos e valores visando a otimizar a gestão das condições climáticas de interiores em instituições patrimoniais (museus, casas-museu, arquivos, bibliotecas, igrejas, etc.), considerando a vulnerabilidade e as necessidades dos acervos, assim como os requisitos e oportunidades oferecidas pelo edifício, tendo a sustentabilidade como principal princípio orientador.

Estão presentes 20 profissionais de países: Índia, Sri Lanka e Brasil com quatro profissionais cada, Suriname, com três, Holanda com dois, e, por fim, Africa do Sul, Indonésia e Gana, com um profissional cada. Entre os professores/facilitadores estão José Luiz Pedersoli e Vera Milet do Brasil, Bart Ankersmit, Angeniet Boeve e Marc Stappers da Holanda.

As atividades do primeiro dia resumiram-se a introdução do workshop, a uma palestra de Vera Milet sobre a história e evolução de Olinda e uma discussão sobre a questão dos valores. Pela tarde, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os dois estudos de caso a serem estudados ao longo do curso, o Museu Regional de Olinda e o Arquivo Público Municipal de Olinda.

Foto1 Foto2
 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Gerenciamento de riscos do clima de interiores - rumo à conservação sustentável do patrimônio cultural mútuo