Restauração de forro do século XVIII

E-mail Imprimir
sf_ot2O CECI publica mais um volume - n. 45 da série Gestão de Restauro - Textos para Discussão, divulgando o resultado dos trabalhos realizados no forro da sacristia da Capela de São Roque da Ordem Terceira de São Francisco, na cidade de Olinda.

Os trabalhos tiveram início em fevereiro de 2008 com a parceria do World Monuments Fund - Robert W. Wilson Challenge to Conserve Our Heritage, que contribuiu com os recursos financeiros, com a Prefeitura de Olinda que participou com a contrapartida financeira, com o LABORARTE da Fundação Joaquim Nabuco, através da participação da química Ana Elizabete M. Silva, contribuindo para as análises dos pigmentos e dos testes dos físico-químicos necessários para a recuperação das pinturas, com a ETEPAM - Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães, por meio do químico Antônio Alves Júnior, que realizou testes físico-químicos. A conclusão das intervensões ocorreu em setembro do mesmo ano.

Passados alguns meses da conclusão dos trabalhos de restauro, com a chegada do inverno e o conseqüente aumento da umidade, o forro passou a apresentar algumas manchas de cor esverdeada e outras esbranquiçadas. O CECI realizou então vários exames para detecção e eliminação das infestações, resultando numa investigação científica que agora a equipe responsável publica para a comunidade técnica da conservação dos bens culturais aplicados e integrados.

sf_ot1

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Restauração de forro do século XVIII