ITUC/AL Módulo presencial

E-mail Imprimir

ituc2009aO módulo presencial do ITUC/AL/2009 iniciou-se na primeira semana de outubro. As atividades estão acontecendo no auditório do Convento Franciscano, em Olinda, desde o dia 05/out/2009.

Os professores do Curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina - ITUC/AL, edição de 2009, recepcionaram os alunos no módulo presencial.

No período de quatro semanas, os alunos receberão a orientação dos professores para a elaboração de um Plano de Gestão da Conservação do Sítio Histórico de Olinda - SHO, baseado no conhecimento repassado ao longo do curso no módulo a distância. A primeira etapa do Plano de Gestão centra-se na elaboração da Declaração de Significância do Sítio Histórico de Olinda. Os alunos foram divididos em equipes, escutaram testemunhos da comunidade a partir de questionário e definiram em sala de aula os atributos e valores da cidade.

Ao término do módulo presencial, está prevista uma apresentação dos estudos para discussão em grupo, com a participação dos professores e convidados técnicos locais que atuam nas instituições públicas, voltadas para a gestão da conservação do SHO.

ituc2009 Professores André Renato Pina (de costa) e Virgínia Pontual (ao fundo) no primeiro de dia do módulo presencial. O ambiente monacal inspira os alunos aos trabalhos. As professoras Vera Milet, Juliana Barreto e Rosane Piccolo Loretto deram sequência na primeira semana com a Declaração de Significância.

O curso Gestão do patrimônio cultural integrado ao planejamento urbano da América - Latina ITUC/AL é a única iniciativa latino-americana de treinamento a distância no campo da conservação integrada urbana e territorial. É o resultado da experiência de sete edições do curso de pós-graduação (três a distância e quatro presenciais) desenvolvidos pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco em parceria com o CECI.

Desde 1997, o Progama ITUC formou mais de cento e cinqüenta especialistas de todos estados do Brasil e de treze paises das Américas, Caribe e Europa. O curso foi uma CÁTEDRA UNESCO (2000 – 2002); que significou o reconhecimento internacional da qualidade do programa e de sua importância para o nosso continente.

O ITUC/AL é, também, reconhecido e apoiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o World Heritage Centre (UNESCO) e o International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of the Cultural Property (ICCROM).

O ITUC/AL-2009 é realizado como uma iniciativa conjunta entre o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE e o CECI.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias ITUC/AL Módulo presencial