Oficina Técnica

E-mail Imprimir

A 1ª Oficina Técnica do Projeto “Conservar: Olinda Boas Práticas no Casario”, realizada na sala de reunião do CECI, nos dias 20/05 e 27/05, teve como tema principal de discussão a identificação e análise dos procedimentos administrativos e operacionais de aprovação de projetos de intervenção arquitetônica no casario de Olinda.

Estiveram presentes representantes da 5ªSR/IPHAN, da Prefeitura Municipal de Olinda, especialmente da Secretaria do Patrimônio Cultural – SEPAC, Secretaria de Transportes e Controle Urbano e Ambiental – SETCUA, e Secretaria de Planejamento Estratégico – SPE, da Agência CONDEPE/FIDEM, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Gilberto Freyre, especificamente os técnicos que participam direta ou indiretamente do processo de análise e aprovação de projetos em Olinda, além de membros do CECI e de moradores conselheiros da Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (SODECA).

 

A arquiteta Vera Milet apresentando o Projeto

A arquiteta Juliana Barreto apresentando o Projeto

Inicialmente foi esclarecido em que consiste o projeto, a quem se destina, os objetivos, as justificativas, a metodologia, os limites do trabalho e o produto final. Sobre os procedimentos administrativos, foi caracterizada a situação atual no que se refere à base legal e institucional existente, aos tipos de requerimento e documentação exigida para encaminhamento de projetos de intervenção arquitetônica para análise e aprovação, aos desafios do projeto e aos trâmites de processos existentes. A conclusão da 1ª Oficina Técnica se deu com a formação de um grupo de trabalho com os técnicos presentes, que se comprometeram em legitimar as propostas e recomendações indicadas pela equipe do projeto. Na oportunidade, foi explicitado o interesse comum dos representantes das instituições públicas de salvaguarda do patrimônio no sucesso do trabalho e na necessidade de unir os esforços para a implementação da sistematização dos procedimentos administrativos e operacionais para análise e aprovação de projetos em Olinda, tema que faz parte do conteúdo do Manual.

 

Conduziram a 1ª Oficina Técnica do Projeto “Conservar: Olinda Boas Práticas no Casario” as arquitetas Juliana Barreto e Vera Milet, com a colaboração de Rosane Piccolo, Diogo Carvalho e Karina Lira.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Oficina Técnica