Manual de Boas Práticas

E-mail Imprimir

O Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada está desenvolvendo um projeto com recursos do Ministério da Justiça, captados pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), sob a denominação “Conservar: Olinda Boas Práticas no Casario”.

O Projeto Conservar: Olinda Boas Práticas no Casario tem como objetivo orientar proprietários, moradores e profissionais da construção civil sobre as boas práticas de intervenção nos imóveis do Sítio Histórico de Olinda, de modo a minimizar possíveis perdas de integridade e autenticidade decorrentes, em grande medida, do desconhecimento dos valores patrimoniais a serem salvaguardados.

A expectativa é que com a realização deste estudo, aconteça o aumento do índice de projetos aprovados no Conselho de Preservação do Sítio Histórico, a redução do tempo de análise de projetos, a qualificação das intervenções arquitetônicas propostas para o casario, resguardando-se a qualidade ambiental e paisagística do mesmo e a redução da quantidade de obras irregulares.

A metodologia do projeto abrange os substratos teóricos e empíricos, que, oportunamente, serão expostos e discutidos com os técnicos dos órgãos públicos de preservação do patrimônio cultural, para que se promova uma maior interação entre as diretrizes das instituições e as reflexões do projeto. Para tanto, estão previstas Oficinas Técnicas com o objetivo de que o produto final, que se trata de um Manual, seja absorvido pelas instituições e mais facilmente divulgado à população.

O Manual – com previsão de conclusão para dezembro de 2009 – trará em seu conteúdo os procedimentos administrativos/ operacionais de análise e aprovação de projetos arquitetônicos de intervenção no casario antigo de Olinda, os tipos arquitetônicos característicos, os valores patrimoniais do sítio histórico e as boas soluções de projetos de intervenção aprovados pelas instituições públicas de proteção. Ao final, o manual terá distribuição gratuita pelo CECI. Todas estas informações também vão ser disponibilizadas em uma página eletrônica com um link no site do CECI.

A equipe do Projeto Conservar: Olinda Boas Práticas no Casario é composta pela consultora Vera Milet, os estagiários Karina Lira e Diogo Carvalho, a pesquisadora assistente Rosane Piccolo, a empresa de programação visual Pickimagem, o suporte administrativo de Raquel Bertuzzi, sob a coordenação da arquiteta e diretora assistente do CECI Juliana Barreto. Tem como parceiros a Prefeitura de Olinda e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Manual de Boas Práticas