Início das obras de conservação e restauro

E-mail Imprimir

O CECI deu início aos serviços e obras de conservação e restauro em dois importantes monumentos históricos do estado de Pernambuco: Ordem Terceira do Conjunto Franciscano em Olinda e Basílica de Nossa Senhora da Penha no Recife.

Os serviços tem o apoio financeiro da The Robert W Wilson Challenge for Conserving Our Heritage, através do World Monument Fund, com a contrapartida da Prefeitura Municipal de Olinda. Os fundos financeiros erão empregados nos serviços para a recuperação dos forros da Sacristia e da Capela dos Noviços, e do retábulo da capela mor da Capela de São Roque da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, que faz parte do Conjunto Franciscano de Olinda.

O estado de conservação com exceção do forro artesoado da nave da Capela de São Roque, encontram-se deteriorados pela ação do tempo, de intervenções inadequadas, ataques de insetos xilófagos e umidades. Há também graves ameaças de sinistros por incêndio em decorrência da fixação e passagem de fios ressecos e mal ligados das instalações elétricas.

Também em parceria com as entidades já mencionadas, estes serviços visam a renovação com substituição doss sistemas de abastecimento e de distribuição elétrica da Ordem Terceira. Estes encontram-se muito velhos e precários, colocando todo o Conjunto Franciscano sob risco de incêndio.

A maioria dos materiais construtivos e dos elementos artísticos da Ordem Terceira é constituída de madeiras antigas e, portanto, ressecas. As instalações elétricas remontam a mais de 30 anos, encontrando-se os fios com as capas em descolamento e quebradiças, bem como o metal (liga de cobre) muito oxidado. São vários os pontos de conexões com ementas precárias, acarretando sobrecargas ao sistema sem a devida proteção por disjuntores devidamente dimensionados. A situação fica mais grave e os riscos de sinistro potencializados por ocasião das celebrações de casamentos e outros eventos comemorativos porque há o hábito de os promotores dessas festas iluminarem as fachadas e os ambientes com luzes cênicas de alta potência para dar um aspecto teatral às cerimônias. Tais sobrecargas de energia são extremamente perigosas, pois tanto o quadro de distribuição como a seção dos fios não foram convenientemente dimensionados para tais situações.

As obras agora inciadas fazem parte das recomendações do Plano de Conservação Integrada que o CECI elaborou em 2006. Estão sendo iniciadas com recursos financeiros do Governo do Estado de Pernambuco, através da FUNDARPE, mas já conta com participações expressivas da OI Futura e outras empresas via incentivos da Lei Rouanet .

As obras nesta etapa visam a recuperação dos telhados e da cúpula, mas todos os trabalhos de intervenção serão executados com o intuito de evidenciar os valores essenciais imateriais atribuídos à Basílica, associados à sua estrutura física e às práticas sociais, merecedores de ações de salvaguarda e proteção, garantindo sua permanência no tempo.

Estes serviços e obras trazem ao CECI e à comunidade acadêmica, especializada na conservação do patrimônio construído, a oportunidade de aplicação da teoria na prática de empreendimentos de médio e grande portes. O CECI, como uma OSCIP, executará os trabalhos observando os preceitos transmitidos em seus cursos de capacitação, e levando em consideração o princípio da qualidade das intervenções para garantia das autenticidade e integridade.

 

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Início das obras de conservação e restauro