Baluarte Porta da Terra

E-mail Imprimir

Foi concluída a recomposição dos vestígios arqueológicos da muralha do baluarte da antiga Porta da Terra, localizada na esquina da Praça do Arsenal com a Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife. Os trabalhos de reintegração ou preenchimento das lacunas nas alvenarias de pedra da muralha encerram o convênio celebrado no final de 2004 entre o CECI e o município da cidade do Recife.

 

Vista em planta das lacunas (perdas) dos vestígios da muralha da antiga Porta da Terra. Estão assinaladas cinco áreas, mas apenas quatro foram recompostas porque a lacuna 1 se trata de uma perda na junção de duas estruturas distintas – alvenaria de pedra com alvenaria de tijolos. O desconhecimento dos seus limites entre uma e outra estrutura foi a razão dessa decisão. Fonte: CECI/2004-2007

Esquema do preenchimento de lacunas, seguindo os critérios  pré-estabelecidos. Fonte: CECI/2004-2007

Os vestígios da muralha em pedras da antiga Porta da Terra surgiram “em 2001, por ocasião da realização dos trabalhos no Bairro do Recife para implantação das redes de distribuição elétrica e os dutos para fibra ótica para o Porto Digital, ocorreu a descoberta de antigas estruturas arquitetônicas”.  A equipe de arqueologia imaginava tratar-se de um “baluarte” e parte da sua “muralha” do período da ocupação dos holandeses que teriam sido reutilizados como embasamento de outras edificações posteriormente construídas. Essas estruturas protegeriam a Porta do Recife, implantada sobre o caminho que ligava Olinda ao porto.

A então Diretoria de Programas Especiais da URB/Recife achou conveniente expor os achados protegendo o sítio com um guarda-corpo em seu entorno, e assentando um painel informativo para dar um trato museológico. Haja vista as grandes lacunas nos restos da muralha, devido a implantação no passado dos canos de águas e esgotos, dos dutos da companhia telefônica e das tubulações de águas pluviais, verificaram-se a necessidade de se fazer o preenchimento das perdas nas alvenarias. A argumentação para a recomposição dos vazios foi a de “facilitar a compreensão do monumento trazido à luz.... e restabelecer a continuidade das formas” (citação da Carta de Veneza, 1964, Art. 15º e Carta do Restauro, 1972, Art. 4º). As principais lacunas foram preenchidas sem a intenção de mimetização das alvenarias existentes. Foram realizadas de modo a evidenciar uma intervenção atual. Para isso, o nível de arremate da argamassa de acabamento ficou abaixo ± 1cm da alvenaria original.

 

Preenchimento das lacunas, seguindo os critérios pré-estabelecidos e aprovados pela 5a SR/IPHAN. Fonte: CECI/2007

Arquiteto Jorge Tinoco na orientação aos serviços. Fonte: CECI/2007

O preenchimento foi feito com técnica e materiais construtivos contemporâneos e reversíveis (Carta de Veneza, 1964, Arts. 10º e 12º; Carta de Restauro, 1972, Art. 7º), sendo em tijolos de 8 furos da Cerâmica M. Jesus de Pernambuco.  O tijolo, no futuro poderá ter sua identidade facilmente verificada pelos registros gravados no material, bem como pela tecnologia do material. Também, foi colocado envolto em plásticos resistentes, em duas lacunas distintas, um volume do relatório de todas as atividades do projeto desenvolvidas pelo CECI no período de 2004/07, inclusive um jornal de grande circulação do dia.

Detalhe do preenchimento das lacunas. Fonte: CECI/2007

A argamassa utilizada na recomposição foi formulada com características semelhantes à original para se evitar tensões diferenciadas na alvenaria antiga (Carta de Burra, 1980, Art. 4º). O CECI já havia determinado anteriormente a composição da argamassa utilizada nas alvenarias do baluarte, por meio de análises laboratoriais realizadas pelo DEMINAS (Laboratório do Departamento de Engenharia de Minas da UFPE). O traço encontrado seguiu a proporção de 1:1 de cal e areia. Para o caso, foi utilizada cal hidráulica e areia com certificação de pureza (sílica) e isenta de contaminações (99,9%).

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Baluarte Porta da Terra