10 anos de CECI

E-mail Imprimir

O CECI surgiu em 1997, criado por professores do Mestrado de Desenvolvimento Urbano – MDU, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – DAU, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com a finalidade de conduzir programas de treinamento nos diversos aspectos da conservação integrada, através da promoção de cursos de especialização, treinamento e prestação de serviços. Naquela época recebeu o nome de Centro Conservação Integrada Urbana e Territorial.

Organizado em termos acadêmicos como um grupo associado ao MDU e ao DAU, o CECI permaneceu no âmbito da UFPE até fevereiro de 2003 em processo de incubação. A partir daquele ano foi constituído como uma organização do terceiro setor, ONG (Organização não Governamental), recebendo uma denominação nova, mais abrangente – Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada.

Em 27 de setembro de 2005, sua produção técnico-científica foi reconhecida pelo Ministério da Justiça ao receber a certificação de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos termos da Lei n. 9.790/99.

Nestes dez anos, o CECI vem contribuindo para desenvolver um ambiente cultural e científico que promova a conservação de bens culturais, através da cooperação entre entidades e indivíduos. Suas atividades são a promoção do ensino, pesquisa, treinamento, consultoria técnico-científica, a produção de serviços e produtos, bem como a execução de ações que contribuam para a conservação do patrimônio histórico, cultural e artístico da humanidade dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Numa década, o CECI firmou-se como é um espaço intelectual e profissional, reconhecido como de excelência internacional na produção, apoio e estímulo ao trabalho científico, no campo da conservação integrada. Nesse período desenvolveu teorias, métodos e instrumentos de planejamento da conservação urbana e territorial, bem como da gestão de restauro do patrimônio construído. Nesse período seu principal veículo de comunicação atingiu em dezembro/2006 marcas recordes de 8.700 visitações/dia no website, ou seja, 3.175.500 de visitas às inúmeras páginas do www.ceci-br.org .

Em 2007, todos os interessados na preservação do passado para a construção do futuro estão convidados a participar do CECI, associando-se como membros das comunidades científicas.

Para conhecer mais, saiba como funciona o CECI: visite as comunidades de Gestão de Restauro, ITUC/AL e SIAC. Consultem o Banco de Dados Revitaliza. Leiam a revista internacional City & Time. Você também pode conferir os estudos sobre o Plano de Diretor de Conservação do Conjunto Franciscano de Olinda. Conheça os parceiros do CECI nessa jornada.

Aguardem para o primeiro trimestre de 2007 nossa Biblioteca on-line e do Curso de Conservacao da Arquitetura Moderna, America Latina - I MARC/AL.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias 10 anos de CECI