Arquitetura e urbanismo modernos no Norte e Nordeste

E-mail Imprimir

O 1º Seminário DOCOMOMO Norte-Nordeste foi realizado entre os dias 08 e 11 de maio de 2006 no campus da Universidade Católica de Pernambuco. Foi uma promoção conjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Centro Avançado de Estudos da Conservação Integrada (CECI).

O seminário contou com 250 inscritos de Recife e de várias cidades do Nordeste. Foram apresentados 32 trabalhos apresentados de boa parte dos estados do Norte e Nordeste (com destaque para a Bahia, Ceará e Pernambuco) e de vários estados do Brasil (com trabalhos advindos de instituições como EESC-USP, FAUUSP, FAU-UFU, UNB, UFRGS, UFRJ) e do exterior (Espanha e Portugal).

O seminário teve como palestrantes principais David Leatherbarrow, professor da Universidade da Pennsilvânia e um dos críticos mais notáveis no panorama arquitetônico norte-americano atual, e Hugo Segawa (FAUUSP), presidente do Docomomo nacional e autoridade no estudo da arquitetura moderna brasileira . Como participantes em mesas redondas o seminário contou com Sonia Marques(UFRN), Geraldo Gomes (UFPE), Anna Beatriz (UFBA), Nelci Tinem (UFPB) e Jussara Derenji (UFPA). Os trabalhos agruparam-se em oito sessões temáticas, que tiveram como temas: O papel das individualidades, Museus, escolas e a construção da cidadania, O morar moderno no Norte e Nordeste I e II, O universo popular na arquitetura moderna, A construção das cidades e da paisagem moderna, A difusão da arquitetura moderna, Arquitetura moderna e contexto urbano

O temário geral do encontro, “Arquitetura e urbanismo modernos no norte e nordeste: Universalidade e diversidade”, contemplou o debate sobre o processo de recepção, difusão e consolidação do modernismo no Norte e Nordeste e sua relação com o contextos e a culturas locais. Longe de ser cosmopolita e sem raízes, a arquitetura moderna desde os anos 30 mostrou-se preocupada com diferentes culturas e sítios nos quais foi implantada, sendo a própria arquitetura moderna brasileira um dos exemplos mais conhecidos destas frutíferas experiências.

Sem dúvida alguma, o seminário contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento e da conservação da arquitetura, paisagismo e urbanismo modernos, colocando em contato profissionais e pesquisadores conscientes das necessidades de se melhor entender e de se conservar o patrimônio moderno. O seminário produziu ainda um caderno de resumos e um CD contendo todos os trabalhos apresentados na íntegra. O CECI, representado na organização pelo Prof. Fernando Diniz Moreira, sentiu-se gratificado de te participado da promoção deste evento, sobretudo pela sua contribuição para a conscientização da necessidade de conservação da arquitetura moderna.
 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Arquitetura e urbanismo modernos no Norte e Nordeste