Encontro do ITUC/AL na cidade de Olinda

E-mail Imprimir

As aulas do módulo presencial do ITUC/AL - 2005/06, que corresponde ao grau de especialista em conservação urbana e territorial, começou hoje na cidade de Olinda, em Pernambuco. O curso, iniciado em maio de 2005, reune agora nesse módulo 22 alunos para confeccionarem um plano de gestão da conservação do sítio histórico da cidade de Olinda. O exercício será realizado em grupos e contará com a supervisão dos professores do curso. Durante esse período, vários especialistas internacionais virão à cidade Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO) para discutir o exercício com os participantes e proferir palestras complementares ao programa.

O curso Gestão do patrimônio cultural integrado ao planejamento urbano da América - Latina ITUC/AL 2005 é a única iniciativa latino-americana de treinamento a distância no campo da conservação integrada urbana e territorial. É o resultado da experiência de sete cursos de pós-graduação (três a distância e quatro presenciais) desenvolvidos pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco em parceria com o CECI. Desde 1997,o Progama ITUC, formou mais de cento e dez especialistas latino-americanos.

O ITUC/AL é reconhecido e apoiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o World Heritage Centre (UNESCO) e o International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of the Cultural Property (ICCROM).

Vista do Conjunto de Nossa Senhora da Misericórica, implantada desde segunda metade do século XVI no alto da colina que deu origem à cidade. Durante os 30 dias de março os alunos do ITUC/AL estarão "enclausurados" para o desenvolvimento dos trabalhos práticos em grupo. Esse conjunto abrigou a primeira Casa de Misericórdia do Brasil. No início do século XX, as beneditinas missionárias alemãs de Tutzing ali se instalaram e até hoje administram.

Prof. Dr. Sílvio Mendes Zancheti, coordenador geral do ITUC/AL deu as boas vindas aos alunos. Na mesa de abertura dos trabalhos estavam o Prof. Jorge Eduardo Tinoco, arquiteto e Diretor Geral do CECI; o Prof. Dr. Tomás Lapa, coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; e a Prof. Me. Vera Milet, integrante do corpo docente do CECI e responsável pelas atividades da primeira semana. 

A Prof. Dr. Virgínia Pontual proferiu a primeira palestra do encontro com o tema "Formação Histórica de Olinda", cuja seqüência o arquiteto André Pina da SEPACCTUR de Olinda trato do "Perfil do Sítio Histórico de Olinda"

Os alunos cumprirão extensa pauta de atividades para a elaboração do objeto tema do encontro: a cidade de Olinda.

 

Parceiros do ITUC/AL

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Encontro do ITUC/AL na cidade de Olinda