Visitas técnicas do Curso de Gestão de Restauro

E-mail Imprimir

Os alunos do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural – 5ª Edição tiveram um final de semana cheio neste mês de agosto.

Na sexta-feira (12/ago/2005), à tarde, visitaram mais uma vez as obras de restauração da Igreja da Madre Deus no Recife, sendo acompanhados na ocasião pela restauradora Débora Mendes e pelo mestre-carpina/marceneiro Moisés Floriano de Arruda.

No sábado pela manhã participaram de uma palestra da restauradora Pérside Omena sobre a restauração dos elementos artísticos integrados em madeira da capela mor da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares no Recife.

No sábado à tarde foram à cidade histórica de Igarassu para analisarem os trabalhos emergenciais na cobertura e soalhos da igreja do Convento do Sagrado Coração de Jesus ora desenvolvidos pela 5ª SR/IPHAN e para conhecerem as intervenções de restauração do Conjunto Franciscano.

O domingo foi na Sala de Aula do CECI para estudos sobre os modelos reduzidos e maquetes eletrônicas do Laboratório de Técnicas Tradicionais e discussão de contextos trazidos pelos alunos.
Dentro da metodologia de ensino à distância do CECI, no decorrer do período os alunos puderam vivenciar fóruns temáticos com os professores e palestrantes do mês.

 

Restauradora Débora Mendes explicando ás técnicas de enxertos nos ornatos em madeira com resinas sintéticas.

Mestre carpina/marceneiro Moisés Floriano de Arruda apresentando a técnica de uma cobertura provisória com chapas de ferro galvanizada, totalmente modulada, de fácil motagem e desmonte a partir de detalhes criados por esse artífice

Capela mor da Igreja de N. Sra. da Conceição dos Militares do Recife, onde os elementos artísticos integrados em madeira, que há anos encontramvam-se muito deteriorados, foram restaurados por Pérside Omena dentro do programa da 5a. SR/IPHAN

Belíssimo forro em estilo rococó da nave da Igreja de N. Sra. da Conceição dos Militares do Recife

Arqueólogo Ulysses Pernambucano de Mello Neto apresenta as intervenções de restauração no Convento de Santo Antonio de Igarassu, realizadas nas décadas de 1980/90 pela FUNDARPE do Governo do Estado

Igreja e Convento do Sagrado Coração de Jesus, compondo com a Igreja dos Santos Cosme e Damião um belo cartão postal para a cidade histórica de Igrassu

Turma da 5a Edição do Curso

Charges carinhosas dos alunos para com o prof. Jorge Tinoco, responsável técnico e coordenador executivo do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural

Página dos fóruns temáticos dos alunos que participaram da palestra na Igreja de N. Sra. da Conceição dos Militares no Recife e/ou visita à Igreja e Convento do Sagrado Coração de Jesus em Igarassu e/ou Igreja da Madre Deus, as restauradoras PÉRSIDE OMENA e DÉBORA MENDES e o engenheiro FREDERICO ALMEIDA.

Os fóruns temáticos são ambientes para discussão sobre as questões teóricas e práticas dos assuntos apresentados pelo Curso de Gestão de Restauro. Juntamente com o fórum livre, onde são discutidas questões de ordem geral dos alunos como administração, serviços, docência, pedagogia, avaliações, alunos, links interessantes, compõe o qudro da tecnologia de cursos à distância disponibilizada pelo CECI.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Visitas técnicas do Curso de Gestão de Restauro