Projetos Aprovados FUNCULTURA

E-mail Imprimir

O CECI teve dois projetos aprovados pelo na 1ª edição 2005 do FUNCULTURA - Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado.

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE publicou edital divulgando os projetos aprovados: Restauração e Conservação da Igreja de São João dos Militares de Olinda para Implantação de uma Escola de Excelência em Língua Inglesa e Informática na área do Patrimônio arquitetônico e Istmo Recife/Olinda: História, Identidade e Memória na área de trabalhos científicos e técnicos.

A restauração da Igreja de São João dos Militares de Olinda, situada no Sítio Histórico de Olinda, esta concebida numa proposta arrojada de articulação do CECI com os governos estadual e municipal, a The Maria Nobrega Foundation, a Arquidiocese de Olinda e Recife, a Irmandade de São João dos Militares e a Jubilee Action Foundation na perspectiva dos princípios mais contemporâneos de conservação integrada do patrimônio arquitetônico que recomendam: a busca da sustentabilidade; a integração interdisciplinar e interinstitucional, a participação da comunidade e a educação patrimonial.

A proposta completa pretende realizar a elaboração do projeto e a execução da obra de restauração da Igreja para a implantação de uma escola de excelência em língua inglesa e informática para crianças em situação de risco, moradoras dos bairros pobres área histórica da cidade.

O projeto será desenvolvido a partir da aplicação de cursos de capacitação para estudantes e profissionais de Arquitetura, Engenharia e Edificações desde a elaboração do levantamento arquitetônico e do mapa de danos, passando pelas propostas de intervenção e concluindo com a prática em canteiro de obra. Aguardem o Edital de Chamada para participação nessa nova modalidade de curso que o CECI vai oferecer!

O projeto do Istmo Recife/Olinda: História, Identidade e Memória, tem como tema central o istmo que unia, até o início do século XX, as duas cidades irmãs: uma pequena lingüeta de areia que ia do Forte do Brum, Recife, até a praia dos Milagres, Olinda. Esse projeto pretende divulgar a importância do istmo, re-habitando a memória coletiva e a identidade de Recife e Olinda, a partir da criação de um site com a história, iconografia, maquete eletrônica (mostrando as modificações sofridas pelo lugar ao longo dos séculos), relatos de moradores mais antigos da Praia do Maruim, de forma a levar conhecimento, com linguagem acessível, para turistas, jovens estudantes e interessados na história pernambucana em geral.

O CECI pretende assim contribuir para a promoção do turismo cultural em Pernambuco e dar o primeiro passo para a inclusão do istmo no polígono de tombamento da UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Projetos Aprovados FUNCULTURA