Conservação do Baluarte Porta da Terra

E-mail Imprimir
O CECI celebrou convênio de cooperação técnico e financeira e de intercâmbio técnico-científico com a Empresa de Urbanização do Recife – URB/Recife para o desenvolvimento de ações de reintegração dos vestígios arqueológicos do Baluarte da Porta da Terra.

Os indícios do baluarte estão localizados à Rua Barão Rodrigues Mendes, entre a Rua do Bom Jesus e a Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, em Pernambuco. O objetivo principal do convênio é a preservação do patrimônio histórico-cultural do Recife. Entre as principais metas destacam-se as necessidades de se dar visibilidade ao patrimônio arqueológico da Cidade, de promover um curso de capacitação no ofício da cantaria e de realizar a consolidação do baluarte.

O baluarte e os vestígios da parte oeste da muralha da Porta da Terra foram encontrados pelos arqueólogos da UFPE durante escavações entre 1999~2004.

Os trabalhos serão iniciados após a execução do muro de arrimo para proteção dos achados.   A Municipalidade tem a necessidade de preparar o conjunto para receber visitação pública, de acordo com as bases da conservação e do restauro científico. Nesse sentido, a URB/Recife está ultimando o projeto para a mostra, ouvido a 5ª SR/IPHAN.

Até serem desenterrados, o baluarte e os restos da muralha ficaram quase três centenas de anos em confinamento, sob condições físico-químicas uniformes, com umidade praticamente constante e ausência de luz.  Agora, expostas às intempéries, estão sujeitas aos danos provocados pela cristalização de sais pela evaporação d´água de influência marinha.

O baluarte mergulha até a profundidade do lençol freático, entre os níveis das marés, e, por influência estuarina, está sujeito a um gradiente de variações de umidade, de salinidade e de pH, fatores preponderantes no plano das intervenções de conservação. Um ponto preocupante neste aspecto é quanto a influência da contaminação do lençol freático pelo esgoto urbano, fácil de se perceber e certamente prejudicial do ponto de vista físico-químico da conservação e sanitário da visitação.

       As principais metas do convênio CECI/URB-Recife são:

       a) – Consolidação dos trechos do baluarte
       b) – Elaboração do Manual da Manutenção e Conservação do Baluarte da Porta da Terra
       c) – Realização de um Curso Básico de Conservação de Cantaria

Baluarte Porta da Terra (gravura do século XVIII)

 Leiam a mais nova revista internacional, publicada pelo CECI.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Conservação do Baluarte Porta da Terra