Informação

Basílica da Penha - Gestão da Conservação e Riscos

E-mail Imprimir

torres_minus O gerenciamento de riscos das edificações de valor cultural está inserido nas condutas fundamentadas pela conservação integrada. Neste sentido, no ano de 2005, o CECI acolheu uma demanda da Província de Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil – PRONEB, para a elaboração do Plano de Conservação Integrada da Basílica da Penha.

Leia mais...
 

Reboco com óleo de baleia - Verdade ou mito

E-mail Imprimir

opiniao_links_logoQuando se fala em rebocos antigos de boa qualidade é comum se ouvir: foi feito com óleo de baleia! Verdade ou mito? O arquiteto Jorge E. L. Tinoco, professor do Curso de Gestão de Restauro fala em Opiniões & Links sobre esse assunto polêmico e cheio de "mistérios" entre os profissionais da conservação e o público em geral.

Leia mais...
 

INTERVENÇÕES SUSTENTÁVEIS E INTELIGENTES

E-mail Imprimir
si_4aO CECI entende como sustentável as intervenções que sobrevivem ou persistem no tempo. Para este signatário, correspondem às ações que foram aprovadas nos testes aplicados pelo laboratório do tempo. Embora toda e qualquer intervenção cause modificações no bem cultural, as realizadas com base nos procedimentos semelhantes às técnicas construtivas da edificação têm, em princípio, um saldo positivo de longo prazo maior que aquelas baseadas em resultados imediatos com produtos sintetizados pela indústria moderna. A principal vantagem dessa atitude é a da ampliação das possibilidades de se garantir a autenticidade dos componentes construtivos de uma edificação de valor cultural.
Leia mais...
 

Velhinho em folha

E-mail Imprimir
saoluiz03

O arquiteto Jorge Tinoco trata em Opiniões & Links sobre a expressão Velhinho em folha, cunhada por empréstimo pelos alunos do Curso de Gestão de Restauro do CECI em 2006, numa alusão parodiando a expressão popular novinho em folha.

Leia mais...
 

Opinião e links

E-mail Imprimir

Opiniões e links

Espaço para divulgação de opiniões de especialistas e interessados na conservação urbana e na gestão de restauro. Também é um ambiente para disponibilização de endereços eletrônicos na Internet de importância para estudos e pesquisas de assuntos ligados à conservação do patrimônio cultural construído.

Envie sua opinião sobre temas de interesse desta website e sugestões de links para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Opiniões:

Patrimônio Desconstruído, por Eduardo França e José Odilo de Caldas Brandão Filho (TCE-PE)

Seriam avançadas as principais técnicas construtivas trazidas pelos portugueses no péríodo colonial? por Roberto Antonio Dantas de Araújo (CECI)

Velhinho em folha por Jorge Eduardo Lucena Tinoco (CECI)

 

Links:

http://www.stone.rwth-aachen.de/atlas.htm Página muito didática sobre as patologias das rochas, apresentada em forma de atlas. Indicação do Prof. Frederico Almeida (Ofício da Cantaria/CECI). Em inglês. Oferece download em PDF.

http://www.mybookmarks.com/public/arqurb Endereço enviado pelo Prof. Geraldo Marinho (UFPE/CECI) onde estão organizados alguns links de sites que podem ser úteis em pesquisas na internet. São sites dedicados à arquitetura, patrimônio, desenvolvimento urbano, gis (Sistemas de Informação Geográfica) e estatísticas.

http://www.plasterarc.net/ Excelente site, recomendado pelo Prof. Sílvio Zancheti, dedicado às argamassas, particularmente de cal. Apresenta inúmeros textos, glossário, bibliografia e fórum sobre estuque, marmorino, escaiola, cal... Em inglês.

ABRACOR - Associação Brasileira dos Conservadores e Restauradores, entidade de classe fundada em 30 de maio de 1980, é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos. Foi criada para dignificar e proteger os profissionais conservadores/restauradores de bens culturais.

English Heritage - Órgão oficial para a preservação cultural do patrimônio dos países do Reino Unido.

ICCROM - Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração do Patrimônio Cultural.

IPHAN - Entidade do Ministério da Cultura do Brasil responsável pelas ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

LISBOARENOVADA - Site com muitos textos de interesse da Gestão do Restauro. Complementa o site Lisboa Abandonada, dedicado às casas devolutas de Lisboa e aos problemas de urbanismo associados.

TECHNICAL PRESERVATION SERVICE - Entidade do National Park Service, do Ministério do Interior dos EUA, com muitos textos sobre a conservação e restauro do patrimônio construído.

 

Calendário

E-mail Imprimir
12/nov/2012 Abertura do Seminário Rede Conservar
01/nov/2012 Início do Módulo Presencial da 12a. Edição do Curso Gestão de Restauro
15/set/2012 Lançamento do Edital de Chamada da 13a. Edição do Curso de Gestão de Restauro
29/mar/2011 Abertura do 6o Seminário Internacional Sobre Conservação Urbana
08/fev/2011 Início da 1a Oficina de Qualificação de Mestres de Obras em Conservação e Restauro
01/fev/2011 Início das aulas da 11a Edição do Curso Gestão de Restauro
20/01/2011 Encerram-se as matrículas para a 11a Edição do Curso Gestão de Restauro
20/dez/2010 Início da matrículas para a 11a Edição do Curso Gestão de Restauro
30/11/2010 Encerram-se as inscrições para a 11a Edição do Curso Gestão de Restauro
01/nov/2010 Início do Modulo III (Presencial) do Curso Gestão de Restauro
02/fev/2010 Início das aulas a distância da 10a edição do Gestão de Restauro

 

 

Arquivo de monografias

E-mail Imprimir
Aguarde a disponibilização do acervo de monografias oriundos dos cursos de conservação urbana e gestão de restauro, prevista para 16/nov/2009. 
 

Biblioteca

E-mail Imprimir

A biblioteca é uma unidade do Laboratório de Conservação Patrimonial do CECI , localizada à Praça do Carmo, nº 5, Sala 06, Carmo, Olinda, CEP 53120-000, Pernambuco, está aberta aos interessados em pesquisas sobre a conservação urbana e o  patrimônio construído em geral. Os interessados devem fazer agendamento pelo telefone (81) 3879-0292 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

A Biblioteca do CECI mantém sua programação na aquisição de novos títulos na área da Gestão do Restauro com vistas a suprir a bibliografia básica sobre a conservação da arquitetura moderna.
Read More

O acervo do CECI recebe anualmente significativos incrementos na aquisição de novos títulos quer por doações dos associados quer pela decisão do Conselho de Administração de reverter a receita das anuidades à compra de livros. Registra-se especialmente os acervos especializados em conservação urbana e territorial, conservação do patrimônio construído, técnicas construtivas tradicionais.

O acervo do CECI também é constituído por centenas de monografias resultado dos trabalhos de alunos participantes dos cursos oferecidos pela Instituição, bem como pelas suas próprias edições de livros, textos para discussão e revistas.

As informações sobre o acervo bibliográfico encontram-se disponíveis aqui no site. Para consultar o acervo do site, utilize a busca:



Busca Avançada
 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Informação