img_site11_planoDiretor8

O Plano Diretor do Conjunto Franciscano de Olinda é uma ação do CECI em parceria com a Fundação American Express, o World Monuments Fund, a Fundação Maria Nóbrega. O Plano Diretor foi desenvolvido com uma visão de longo prazo que busca garantir que sejam perpetuados os valores culturais, especialmente a mensagem espiritual franciscana e a informação deixada por todos aqueles que contribuíram para a formação do conjunto patrimonial. Tem por finalidade favorecer a gestão do Conjunto à manutenção dos valores culturais, fazendo uso de políticas e práticas apropriadas de intervenção.

O plano Diretor tem a visão a política de uso continuado do Conjunto pela comunidade local e externa, como uma forma de estabelecer a sustentabilidade integral do bem e a manutenção da mensagem cultural e dos valores culturais para as futuras gerações. Espera-se com isso que o Conjunto mantenha os usos de interesse para a comunidade franciscana, dos usuários, dos estudiosos e dos visitantes, atuais e futuros, de modo a permitir um fluxo adequado de serviços e receitas financeiras no longo prazo.

O uso continuado é a componente dinâmica que permite ajustar as necessidades de manutenção e restauro dos valores às pressões econômicas, sociais, ambientais e culturais. Isso somente pode ser obtido com uma clara estratégia de gestão integral que organize os meios e arregimente os recursos necessários para garantir a sustentabilidade face aos interesses cambiantes dos proprietários do imóvel e da comunidade usuária.

O Plano Diretor propõe, então, a manutenção do Conjunto Franciscano como um bem destinado à prática religiosa, especialmente o culto e o ensino, mas capacitado a fornecer serviços culturais à comunidade por meio da visitação às suas dependências e jardins.

Nesse sítio os visitantes podem acessar o resumo dos principais documentos que compõem o Plano Diretor, ou seja, a história dos franciscanos e da construção do convento em Olinda, os objetivos do Plano Diretor, os planos de ocupação, conservação e de gestão.

Sejam bem-vindos!

 

Fundação American Express e World Monuments Fund

 
Você está aqui: Home Cooperação Trabalhos Plano Diretor