Oficina de Ladrilhos Hidráulicos

E-mail Imprimir

1a_oficina_ladrilhos_37aaA 1a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos foi um sucesso. Participaram 24 pessoas entre arquitetos, designers, artistas e outros interessados em conhecer as técnicas de idealização e produção desse centenário revestimento de piso.

A Oficina é resultado das pesquisas que vêm sendo realizadas pelo CECI desde maio de 2008 com os objetivos de apropriar conhecimentos práticos, de resgatar informações históricas e as técnicas da arte de fabricação do ladrilho de cimento Portland. As pesquisas foram realizadas sob a coordenação geral do arquiteto Jorge E. L. Tinoco, com a participação dos arquitetos Roberto Antonio Dantas de Araújo, das arquitetas Vânia Cristina Silva Cavalcanti e Lia Rafael Santos, e de Thiago Angelo Tinoco, Cícero Benício da Silva e Anderson Costa.
.
A oficina teve como tema: LADRILHOS HIDRÁULICOS: TEORIA E PRÁTICA DA FABRICAÇÃO TRADICIONAL – Idealize e faça você mesmo a sua pedra de ladrilho e o seu tapete! Foi aplicada em 12 horas/aulas com a seguinte programação: História das técnicas, Idealização de desenhos e formas, Propriedades dos materiais e equipamentos, Usos e aplicações, Técnicas de produção , Fatores e mecanismos de desgastes, Métodos de manutenção, conservação e restauro.
.
Os mosaicos de ladrilhos hidráulicos continuam a seduzir as pessoas pela riqueza de suas formas e cores. Com a nova onda do uso de mosaicos na década passada (2000), as atividades manufatureiras revitalizaram-se economicamente com as demandas do mercado imobiliário da decoração de interiores. Entretanto, logo a indústria cerâmica tomou providencias para não perder nenhum nicho do mercado de revestimentos de pisos e iniciou a produção de ladrilhos cerâmicos, fazendo ênfase nas pedras de porcelanato de grandes dimensões com imagens de ladrilhos em patchwork. E a capacidade empreendedora foi mais além, produzindo ladrilhos em placas de PVC resinado com adesivo autocolante de grande performance, cuja aplicação desafia a habilidade de uma simples dona de casa.
.
1a_oficina_ladrilhos_49a
Img 01 - Contextualizações históricas e teóricas dos ladrilhos como revestimentos de pisos - mosaicos
1a_oficina_ladrilhos_1a 1a_oficina_ladrilhos_20aa
Img 02 - Participantes da 1a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos Img 03 - Observações quantos aos procedimentos antes da prática
1a_oficina_ladrilhos_33a 1a_oficina_ladrilhos_42a
Img 04 - Processo de idealização de desenhos/estampas para ladrilhos
Img 05 - O princípio do caleidoscópio foi aplicado por Giuliana Lobo para permitir múltiplos arranjos de desenhos/estampas, cores e nuances de tons.
1a_oficina_ladrilhos_25a 1a_oficina_ladrilhos_13a
Img 06 - Demonstração das atividades do funileiro na produção de formas. Na imagem, Cícero Benício fazendo uma forma em chapa de latão idealizada por uma participante da Oficina. Img 07 - Cícero Benício, funileiro, fazendo os acabamentos numa forma idealizada por participante da Oficina.
1a_oficina_ladrilhos_39a 1a_oficina_ladrilhos_37a
Img 08 - Prof. Jorge E. L. Tinoco instruindo sobre a preparação de tintas com óxidos.
Img 09 - Tintas preparadas para produção de ladrilhos.
1a_oficina_ladrilhos_11a 1a_oficina_ladrilhos_7a
Img 10 -  Participante da Oficina preparando-se para produzir o ladrilho que ela mesma idealizou. Img 11 -  Participante da Oficina produzindo (aplicação das tintas) o seu ladrilho.
1a_oficina_ladrilhos_35a
Img 12 - Instruções sobre modelagem de preços e custos para produção de formas de chapas de latão e ladrilhos hidráulicos .
A tradição, o bom gosto e a necessidade de se preservar os componentes construtivos do passado não permitiram o desaparecimento dos mosaicos de ladrilhos. Nem no Brasil como nos demais países das Américas e outros continentes. Até mesmo os ladrilhos cerâmicos (encáusticos) não sucumbiram à modernidade, como é o caso da empresa inglesa Craven Dunnill Jackfield, em Shropshire, no Reino Unido – www.cravendunnill-jackfield.co.uk, que produz ladrilhos com fazia desde 1872, mantendo as técnicas e as tradições.
.
Aos arquitetos e designers são lançados novos desafios para impulsionar esse revestimento histórico das mais amplas possibilidades. Um novo paradigma para o ladrilho é trazer novas possibilidades de formas – desenhos/estampas. Assim, como no passado o caleidoscópio foi uma das fontes de “inspirações” na elaboração de desenhos para tapetes (mosaicos) de ladrilhos hidráulicos, agora, também, o princípio desse instrumento lúdico deve ser utilizado na idealização dos ladrilhos. Que princípio é este? É a possibilidade de uma profusa criação de desenhos/estampas a partir dos movimentos rotacionais dos conteúdos/formas dentro de um tubo prismático de espelhos que, através de um feixe luminoso, refletem uma sucessão de desenhos.
.
ladrilho_allegro1a
Img 13 - Estudos “caleidoscópicos” de um desenho/estampa, para ladrilhos hidráulicos da antiga Fábrica da Macaxeira em Recife (PE). Nome/padrão: Allegro, autor: Jorge E. L. Tinoco. Fonte: Ceci, 2013.
ladrilho_macaxeira1a
Img 14 - Estudos “caleidoscópicos” de um desenho/estampa, para ladrilhos hidráulicos da antiga Fábrica da Macaxeira em Recife (PE). Nome/padrão: Macaxeira, autor: Jorge E. L. Tinoco. Fonte: Ceci, 2013.

Acompanhou uma apostila e certificado de participação.

CAPA1a_oficina_ladrilhos_50a certificado1aa

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home